Redação ON
A sessão plenária da Câmara de Vereadores dessa quarta-feira (01/05) foi tranquila. Os vereadores aprovaram apenas um projeto. A proposição do vereador Rui Lorenzato (PT), que prevê a criação da Semana da Pessoa com Deficiência será desarquivada e começará a tramitar novamente pelas comissões. Outros dois projetos entraram na pauta da sessão. Um deles, do vereador Juliano Roso (PC do B), propõe que as direções das escolas de educação infantil sejam escolhidas por meio de eleição e o outro do vereador Márcio Tassi (PTB) dispõe sobre a instalação de recipientes com álcool gel anti-séptico nos estabelecimentos bancários. Ambos deverão ser apreciados pelas comissões antes de serem votados na plenária.
O projeto que foi desarquivado prevê a criação da Semana do Deficiente de 21 a 28 de agosto. Segundo o autor do projeto, é uma maneira de fortalecer os debates sobre a necessidade do poder executivo e da iniciativa privada fazerem investimentos pensando na acessibilidade para os deficientes. “É preciso fazer políticas públicas para que essas pessoas tenham uma vida mais natural e acessível”, disse o vereador.
Sincogêneros discute projeto que regulamenta instalação de grandes supermercados
O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincogêneros) esteve reunido com os vereadores para pedir que a lei que está em vigor permaneça da mesma forma, alterando apenas o tamanho da área a ser ocupada. Está tramitando na Câmara um projeto polêmico de autoria do vereador Patric Cavalcanti (DEM) que permite a instalação de grandes supermercados. O projeto limita apenas o tamanho de área construída em 2 mil m² na zona urbana e maior que isto nas regiões dos bairros Victor Issler, Záchia, Integração e Roselândia. A lei que vigora atualmente restringe até 1,5 mil m² de área construída e não permite a vinda de outros estabelecimentos. O presidente do sindicato, Celso Marcolan, pediu aos vereadores que a lei atual seja mantida, permitindo apenas a ampliação da área construída.
Apenas um projeto em votação
· 1 min de leitura