Em mais uma tentativa do deputado Luciano Azevedo (PPS) de oferecer à comunidade de Passo Fundo novas alternativas de voos, a Azul Linhas Aéreas admitiu a possibilidade de operar no município. A diretoria da empresa, no entanto, vinculou a expansão da malha a iniciativas do governo como a alteração da legislação de cobrança de ICMS sobre os combustíveis de aviação. Segundo os dirigentes, o incentivo tornaria os voos para o interior do Estado mais atrativos.
O objetivo é diminuir os custos operacionais dos voos para o interior, a exemplo do que fazem estados como Paraná e Santa Catarina. Se isso ocorrer, segundo os dirigentes, a operação da empresa em Passo Fundo ficará mais próxima. Luciano discutiu o assunto nesta semana com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e insistiu que o governo crie condições para a empresa abrir linhas em Passo Fundo.
Desde o primeiro mandato, Luciano tem feito série de contatos com companhias aéreas para destacar as potencialidades de Passo Fundo. Neste ano, ele foi ao Rio de Janeiro se reunir com a direção da Webjet e encaminhou pedido à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para agilizar o processo de autorização envolvendo a Trip Linhas Aéreas. “É indispensável que Passo Fundo tenha mais opções de voos. Isso ajuda a desenvolver a cidade e a região, além de fazer com que os preços fiquem mais acessíveis”, afirmou o deputado.