O Projeto de Lei nº 151 /2011, de autoria do deputado Diógenes Basegio (PDT) que visa a regulamentação da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Medula Óssea, recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve estar apto à apreciação do plenário da Assembleia Legislativa no decorrer das próximas semanas. Por acreditar que o baixo número de pessoas cadastradas para a doação de medula é consequência, principalmente, da falta de informação, o deputado Basegio apresentou um projeto de lei para regulamentar a realização, anual, de 01 a 04 de outubro, da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Medula Óssea.
Conforme a justificativa da proposição, durante a Semana de Incentivo a Doação de Medula serão feitas atividades informativas, por meio da realização de debates, palestras e outras iniciativas que orientem e esclareçam os procedimentos para o cadastro de doadores e a efetiva doação de medula. O projeto também prevê a promoção de campanhas de conscientização da população sobre a importância de doar medula óssea e ações educativas em escolas, igrejas e centros sociais, visando demonstrar os benefícios e a relevância da doação.
Para o proponente Dr. Basegio com a aprovação deste Projeto de Lei, será possível ampliar o debate e prestar o devido esclarecimento à sociedade, a fim de ampliar o cadastro e facilitar a busca daqueles que estão acometidos de leucemia ou anemia aplástica.