O Sinduscon foi uma das poucas entidades de classe a manifestar-se favorável a liberação de área para a construção de hipermercados. A entidade lamenta o resultado da sessão plenária de segunda-feira que manteve as restrições de área para os novos empreendimentos. Entidades como Acisa, Sincogêneros, CDL e Sincomércio são contrárias a instalação de grandes redes na cidade.
Um ofício datado do dia 15 de junho, assinado pelo presidente da entidade, Emerson Benvegnú, e endereçado ao vereador autor do projeto, Patric Cavalcanti (DEM), o Sinduscon revela posicionamento favorável a livre iniciativa. Na declaração, o Sindicato manifesta apoio ao Projeto de Lei em questão reforçando o pedido para que a instalação das empresas não tivesse limite de tamanho. Neste contexto, diz o ofício: “O Sinduscon salienta que referente ao Artigo 1° do projeto, entende que deveria ser liberado o devido espaço, o qual consta no projeto, em todo o perímetro urbano, independentemente dos bairros citados, respeitando sempre o Plano Diretor do Município”.
O projeto do vereador Patric foi aprovado na sessão de segunda-feira, com emendas. Desta forma, a nova lei que deve ainda ser sancionada pelo prefeito Airton Dipp passa a vigorar por cinco anos. Ela permite somente a instalação de supermercados dentro de uma área construída de 2 mil m², ampliando em apenas 500 m² em relação a legislação vigente. A lei não atinge os estabelecimentos que já ocupam áreas superiores a esta.
Interativa de ON
A grande maioria dos internautas que participou da enquete desta semana sobre a instalação de hipermercados em Passo Fundo, é favorável a liberação de área. A interativa perguntou:
Você concorda que seja permitida a instalação de grandes redes de supermercados na cidade?
Opção 1 - 96.08% - Sim
Opção 2 - 2.52% - Não
Opção 3 - 1.4% - Indiferente
Mais comentadas
As matérias relacionadas ao projeto também foram as mais comentadas do site de ON nos últimos dias. A que dá o resultado de votação e a que repercute a decisão da Câmara, receberam mais de 70 postagens em menos de 24 horas. Leia alguns dos comentários:
“A livre concorrência é benéfica e amparada na Constituição Federal. Estamos num Regime Marxista, para proibir novas empresas?”
“Vem um Big, cria 100 empregos e 2000 vão pra rua do comércio local. Lojas que não conseguem concorrer vão demitir ou fechar. Querem monopolizar com uma empresa norte-americana? Nossos empreendedores locais tem que ser valorizados.”
“Nunca mais voto em vereador que aprovar essa palhaçada! Livre concorrência já!”
“Como pode pessoas com mentalidade tão medíocre, indo contra o progresso e o desenvolvimento. Passo Fundo não tem mais jeito, todos os segmentos são contra o bem comum, o consumidor, o cidadão que paga altos impostos e não pode ter liberdade de comprar onde quiser. É uma vergonha!”
“Se vão proibir a instalação de grandes redes de supermercados, também deveriam restringir outros tipos de comercio. Concessionaria de veículos, farmácias, lojas de roupas, redes de restaurantes, indústrias, etc. Desta forma o comercio local será preservado. Fica a dica para os vereadores que são contrários ao desenvolvimento da cidade.”
“Sinceramente, me sinto lesado por esta atitude. E caso o prefeito sancione esta lei, procurarei meus direitos na justiça sobre a inconstitucionalidade desse projeto de Lei.”