Prefeito nomeia Corralo para Cidadania e Sidnei para Gabinete

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

O prefeito Airton Dipp divulgou nesta quinta-feira (28) a nomeação do ex-chefe de gabinete, Giovani Corralo, na Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) e a de Sidnei Ávila, ex-coordenador do CAB (Coordenadoria da Associação de Bairros), na chefia de gabinete. A secretaria vinha sendo ocupada interinamente pelo secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi.

Corralo e Ávila definiram a nomeação como uma nova etapa política. “É um importante desafio que está posto em, a partir da semana que vem, assumir a Semcas. Nesta passagem pelo gabinete, de 2009 para cá, foi possível auxiliar na implementação de importantes políticas do município”, disse Corralo. Dentre estas políticas, Corralo citou o programa Dati (Departamento de Atenção à Terceira Idade), o Balcão do Consumidor, o auxílio na execução do orçamento cidadão e o Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania). Na mesma linha, Ávila afirmou: “É um novo desafio na minha caminhada política estar na chefia do gabinete ocupando um espaço no primeiro escalão do governo, o desafio é grande. É um patamar mais abrangente, uma responsabilidade muito maior. Me senti honrado pelo convite porque é uma consolidação de um espaço político que a gente vem realizando”.

A importância da Semcas para a comunidade foi ressaltada por Corralo. “É importante dizer que, na atualidade, a política de assistência social ocupa a posição de política prioritária no município, uma política central. Deixou de ser visto como ocorria há 10 anos como uma política secundária. Hoje, a assistência social possui o quilate de uma política importante e fundamental para o desenvolvimento humano. A Semcas está muito bem estruturada, com um importante corpo técnico, servidores do município e organizada em três importantes coordenadorias: a de administração e planejamento, de proteção básica onde temos os Cras (Centro de Referência de Assistência Social), e a coordenadoria de proteção social especial, onde temos o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)”, explicou.
Na forma de gestão, Corralo disse pretender fazer um trabalho próximo com todos os conselhos municipais que estão atrelados ao Semcas. “Fazer um importante trabalho de articulação com essa grande rede de entidades e organizações assistenciais que auxiliam a municipalidade na implementação de políticas de assistência social. Nós falamos de um trabalho em rede. O município, através da Semcas, e também através da atuação transversal das outras secretarias, não pode dar conta de toda a demanda social. Este trabalho articulado com estas organizações é fundamental para que se possa qualificar e melhorar ainda mais as políticas implementadas pelo município”, argumentou.

A Semcas vinha sido dirigida interinamente por Patussi desde o dia 21 de junho, quando o então secretário Adriano da Silva pediu demissão. Na sexta-feira passada (22), o DEM, detentor da pasta durante um ano e dez meses, reuniu-se com o prefeito para negociar a retomada da secretaria. O Executivo decidiu não devolver a pasta ao partido que, posteriormente, deixou a base governista e voltou à oposição.

Gostou? Compartilhe