O secretário em exercício de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragagnolo, participou de audiência para tratar das obras de acesso asfáltico, em encontro promovido pela Famurs na Expointer. O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (31), contou com a participação de representantes de 46 municípios gaúchos. Eles tiraram dúvidas referentes ao Plano de Obras Rodoviária, que está em andamento, lançado pelo Governo do Estado em maio deste ano.
Os municípios na luta por acesso asfáltico buscam a sua segunda emancipação, afirmou Bragagnolo. "Os prefeitos aqui presentes hoje buscam a possibilidade de exercer, com dignidade, o direito da sua comunidade de ir e vir, e nós temos a oportunidade de proporcionar a esta população uma estrada que contribua para o desenvolvimento de sua região".
Ele ressaltou a confiabilidade do cronograma lançado pelo Governo para os acessos municipais, mas o alto volume de chuvas nas últimas semanas tem prejudicado o andamento. "Infelizmente, o maior culpado pelo ritmo lento das obras é o clima, pois as chuvas e as baixas temperaturas dificultam o andamento das obras", lamentou o secretário, ao lembrar que o Governo estuda uma possibilidade legal de repassar verbas para que as prefeituras possam realizar a manutenção das estradas ainda não asfaltadas.
A reunião foi organizada pela Comissão dos Municípios sem Asfalto da Famurs, presidida pelo prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen. O diretor de Infraestrutura da Seinfra, Jeferson Berni Couto, e o assessor técnico da diretoria geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Milton Cypel, também participaram do evento, esclarecendo dúvidas técnicas dos prefeitos.
Municípios sem acesso asfáltico participam de audiência pública
· 1 min de leitura