PSB municipal comemora 25 anos

Até o final de setembro os socialistas passo-fundenses comemoram aniversário da sigla

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O PSB comemora neste mês 25 anos de atuação no município. Para marcar a data, programou uma série de atividades que iniciam nesta sexta-feira.

Quando fundado em 1986, o partido era presidido por Caio Brizola Cabeda (in memoriam) e tinha como vice-presidente, Abrão Bertolo Rodrigues. Dias após a fundação, foram feitas as primeiras filiações. O agora deputado federal Beto Albuquerque, Ana Maria Seganfredo, Yara Brizola Cabeda, Glademir Bernardelli, Ito Brandão, João Daltro Spilmann e Margarete Pacheco, tiveram as fichas abonadas pelo então candidato ao governo do Estado, Fúlvio Petracco.

Em 1988, o PSB apresentou chapa majoritária para concorrer à prefeitura, tendo o nome da socialista Solange Farias para candidata a prefeita e De Cesaro (in-memorian), para vice-prefeito. Entretanto, a candidata Solange Farias ficou impossibilitada de concorrer e foi substituída por Cabeda. A chapa era formada também pelo PCdoB e PCB. Na mesma eleição, o deputado Beto Albuquerque concorreu a vereador obtendo uma expressiva votação, mas não se elegeu, pois o partido não conseguiu o número de votos necessário na legenda. O PSB municipal conquistou sua primeira representação no parlamento gaúcho, através de Beto que concorreu pela primeira vez a deputado estadual em 1990, ficando o terceiro deputado mais votado com 11.806 votos.
Nas eleições de 2010, o PSB foi o partido que mais cresceu em nível nacional. Elegemos seis governadores. Além disso, tivemos a surpreendente votação do deputado Beto Albuquerque, o político mais votado da história de Passo Fundo, com 45 mil votos.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já!  www.onacional.com.br/assinaturas

Gostou? Compartilhe