Manifestação de vereador gera polêmica nas redes sociais

Vídeo com crítica de Roque Letti a usuários do adesivo ?EURoePasso Fundo Capital dos Buracos?EUR? é disseminado pela internet e provoca manifestações

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um pronunciamento exaltado do vereador Roque Letti (PDT) realizado na quarta-feira passada, dia 21, está causando polêmica na rede. O parlamentar usou a tribuna para protestar contra o uso de adesivo com a inscrição “Passo Fundo Capital dos Buracos”. A manifestação registrada em vídeo com pouco mais de três minutos de duração foi publicada na internet sob o título “Vereador Roque Letti ofendendo cidadão passofundense”, na segunda-feira, 26, e replicado em diversas redes sociais.
Durante a fala, Letti afirma que usar o decalque é irresponsável e uma baixaria. “Isto é um descalabro, não interessa se tem ou não tem. Que tem buraco, tem. Mas andar com este adesivo à mostra, achacalhando Passo Fundo”. Ele também faz insinuações grosseiras aos usuários do adesivo e considerou que esta é uma forma de menosprezo à cidade, além de sugerir que o slogan divulgado seja outro, o de Capital Nacional de Literatura.

A repercussão do comentário gerou, somente no site de relacionamento Facebook, um grupo de discussões intitulado “Passo Fundo – A Capital dos Buracos” que até a noite desta terça quase alcançava a marca de 4 mil pessoas (após dois dias da criação da página). Centenas de comentários de repúdio à fala do vereador foram postados.

Letti afirma que não se arrepende da fala. “Talvez eu tenha me excedido no pronunciamento, mas isso foi motivado pela emoção de ver a minha querida cidade de Passo Fundo tendo sua imagem denegrida. Inclusive por gente que talvez nem seja daqui. E mais do que como vereador, o meu pronunciamento foi como cidadão“. Apesar de assumir que pode ter exagerado, Letti argumentou que não teve intenção de agredir ninguém. “Reconheço que tem buracos, muitos buracos e eles precisam ser consertados. A população precisa de uma resposta, mas não podemos permitir que a cidade seja alvo de chacota”, completou.

O portal da Câmara dos Deputados define decoro parlamentar como “conjunto de princípios éticos e normas de conduta que devem orientar o comportamento do parlamentar no exercício de seu mandato”.

O que dizem os poderes municipais
Por parte do Legislativo, a reportagem não obteve nenhum posicionamento oficial a respeito do tema. Já o prefeito Airton Dipp alegou que não teve acesso à fala do vereador Roque. “Não tenho como falar sobre o que ele disse, se ofendeu ou não. O que posso dizer é que em Passo Fundo, pelo menos por parte do Executivo, as manifestações sempre são recebidas de forma democrática”, afirmou.

Sobre os problemas de pavimentação do município, Dipp argumentou que o atual asfalto que está com a vida útil extinta e reconhece as dificuldades, porém diz que a área deve receber investimentos nos próximos meses. “Neste período em que teremos uma estiagem até março, estaremos com o asfalto perfeitamente recuperado porque estamos trabalhando para isso. Fizemos todo um investimento para dotar Passo Fundo de renda e emprego e agora vamos entrar na infraestrutura, por isso não há nenhuma restrição a estas críticas”.

Quem usa o adesivo

O representante comercial Daniel de Oliveira de Lima há cerca de quatro meses aderiu ao uso do adesivo. Ele conta que viu a mensagem no carro de um conhecido, que seria o autor da iniciativa, e pediu um exemplar. Como amigos e conhecidos também queriam, mandou reproduzir e o decalque se espalhou. “Quantos as palavras do vereador eu acho lamentável uma pessoa que ocupa um cargo público como este estar deferindo palavras de baixo calão e ofendendo os cidadãos. Ainda argumentando que Passo Fundo é um centro médico e a Capital Nacional da Literatura, enquanto não temos nem infraestrutura para receber as pessoas. Pelo contrário, ele ainda admite que os buracos existem, mas que a gente não pode reclamar”, afirmou o representante comercial. Na opinião de Lima, a impostura do vereador justificaria a cassação do mandato. “Uma pessoa que fala o que ele falou não tem o direito de ficar na Câmara e representar a comunidade”, avaliou.

Veja o vídeo aqui

Acompanhe a discussão através do Facebook aqui (você precisa estar logado no Facebook para acessar a página)

Manifestação sobre buracos também existe da rede Causes. Clique aqui

No twitter, a polêmica também é grande. Veja aqui

Atualizada às 22h17

Gostou? Compartilhe