Roque Letti fala em deixar o PDT

Vereador diz que não tem medo de perder o mandato devido à infidelidade partidária e cogita concorrer a prefeito em um novo partido

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Amanda SchArr / ON

Vereador há mais de 10 anos pelo PDT, Roque Letti após viver uma semana conturbada anuncia uma possível saída do partido. O descontentamento com a legenda que escolheu há cerca de 15 anos foi declarado ao final de uma sessão histórica para o Legislativo passo-fundense, ocorrida nesta quarta-feira.

Na ocasião, manifestantes compareceram em grande número ao plenário para protestar contra um pronunciamento de Letti, realizado ainda na semana passada. Na fala do vereador, que foi registrada em vídeo e postada na internet, ele usa termos agressivos para se dirigir aos adeptos de adesivos com a inscrição “Passo Fundo Capital dos Buracos”. A colocação de Roque gerou polêmica na rede e mobilizou milhares de usuários da internet.

Na última sessão, depois de muito protesto, os manifestantes começaram a ouvir em pé, virados de costas para a tribuna, o pronunciamento do vereador. Aos poucos, vaias e palavras de ordem interromperam a fala e o grupo deixou o plenário sem que ele concluísse sua colocação. Porém, o descontentamento de Letti teve outro motivo. Próximo ao término da sessão, o vereador pediu para concluir sua fala na tribuna, mas a solicitação foi negada pelo presidente da Casa, Luiz Miguel Scheis, seu colega de partido. Após, por concessão do vereador Zé Eurides (PSB), Letti conseguiu fazer uso da palavra e pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos com seu pronunciamento sobre os adesivos. Mas o descontentamento com a negativa de Scheis ficou explícita e o vereador insinuou que estaria deixando o PDT.

Por parte do diretório municipal, o presidente Paulo Padilha afirmou que oficialmente não foi informado de nenhum descontentamento do vereador. “Soube por terceiros da situação em que ele reclamou porque o presidente Luiz Miguel não assegurou a palavra dele, mas formalmente não nos chegou nada”. Padilha disse que também desconhece qualquer aborrecimento anterior de Letti em relação ao partido. “Tem outro detalhe, pela lei eleitoral, caso ele venha a sair do partido, ele perde o cargo dele. Mas, não temos como declarar nada neste momento”, concluiu o presidente pedetista.

O vereador Roque Letti deu uma entrevista para a  nossa reportagem e você confere esse conteúdo exclusivo na edição impressa e digital de O Nacional.

Gostou? Compartilhe