Convidada pelo do Governo Estadual, através do secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Abuquerque e do PSB municipal, a advogada Gabriele Machado é a nova responsável pela coordenadoria do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Fasso Fundo. Ela foi nomeada na terça-feira e tem como meta melhorar a qualidade de atendimento. Até o início da semana Gilmar Brunetto era o responsável pela agência, agora ele deixa a coordenação e continua como funcionário da instituição.
Gabriele é filiada ao PSB e concorreu a deputada estadual, na eleição passada. Como advogada sua atuação focada na área do Direito do Consumidor. A nova coordenadora pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito e buscar melhorias estruturais e no número de servidores. “O Sine atende muito bem, mas lógico que temos ainda alguns problemas a serem resolvidos. Estamos com uma grande falta de pessoal decorrente da saída de funcionários, pessoas que se aposentaram. Mas esta situação vai ser resolvida ainda este ano. Foi permitida a abertura de concurso ainda este ano, com nomeações previstas para início de 2012”, adiantou.Segundo Gabriele, a ideia básica é que a comunidade de Passo Fundo seja cada vez melhor atendida. “A gente quer primar pelo bem estar da sociedade passo-fundense que em alguns momentos já chega lá – como no caso do seguro desemprego – um pouco abatido, um pouco triste. Por isso é importante atender muito bem estas pessoas e, se possível, recolocar elas no mercado de trabalho através dos nossos serviços”, concluiu.
Nove anos como coordenador
Durante aproximadamente nove anos Gilmar Brunetto foi o responsável pela coordenação do Sine. Concursado pelo Estado há 32 anos, ele deixa o cargo de chefia, mas permanece desempenhando suas atividades na instituição. “Tivemos pontos positivos e negativos neste tempo. Positivo quando tivemos um número significante de funcionários trabalhando porque conseguimos desempenhar muito melhor nossas atividades, servindo a contento a população. Mas, nestes últimos 15 dias, passamos por uma redução significativa do número de atendimento, também em função da greve porque os bancos trazem muitas pessoas para o centro da cidade, inclusive ao Sine”, comenta.
De acordo com Brunetto, a média de atendimentos diários varia entre 150 e 170. Entre os serviços prestados estão intermediação de mão-de-obra, captação de vagas de trabalho, carteiras de trabalho e confecção de documento. Além de Brunetto, outros seis funcionários atuam na instituição; duas pessoas realizam a recepção, três prestam atendimento e um coordena a Agência de Desenvolvimento. A realização dos trabalhos também conta com a ajuda de estagiários. Mesmo assim o quadro está abaixo do ideal. O ex-coordenador aponta que para suprir o déficit, seriam necessários, no mínimo mais quatro funcionários.