Indignados na praça

Mobilização internacional deve acontecer na Praça Marechal Floriano neste sábado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Este sábado, 15, através da mobilização em redes sociais acontecem em todo mundo manifestações pela “Democracia Real”, como denominam os participantes. Passo Fundo também faz parte do roteiro. Na cidade, o endereço do protesto é a Praça Marechal Floriano. Entre as questões levantadas está a corrupção, falta de investimento em setores básicos como educação e desigualdade social.

Mas de acordo com o líder estudantil, Guido Lucero, é proporcionar um espaço de debate sobre a real democracia e bandeiras populares. O texto de abertura do site que representa o movimento afirma: “Praças pelo mundo afora despertaram. Milhões de pessoas cansadas de autoritarismo, de democracias voltadas para os ricos, da farra do capital financeiro”.

“Vamos mostrar nossa indignação com muita cor, barulho, arte e protesto. Vamos à luta, com todos os INDIGNADOS DO MUNDO!”, clamam páginas da internet envolvidas na mobilização do dia 15 de outubro. Embora diversos países estejam envolvidos na atividade, Lucero tem consciência de que tornar a participação virtual em mobilização efetiva é uma tarefa árdua. “Estimar quantas pessoas irão participar é um tiro no escuro”, afirma.

O Coletivo Nada Será Como Antes estará lá assessorando as discussões do ponto sobre educação para pautar, dentre outras questões, a Campanha Nacional pelos 10% do PIB para a educação pública já! Mais informações oficiais sobre o “15.O” (maneira como a mobilização é designada na internet) nacional estão no site Democracia Real:  www.democraciarealbrasil.org.br.

Da Espanha para o mundo
O fomento para a organização planetária aconteceu há seis meses, na Espanha. No dia 15 de maio de 2011 milhares de espanhóis foram às ruas de Madri para protestar contra os partidos políticos, bancos e sindicatos. A intenção era anunciar que o povo não se sentia representado por nenhuma das instituições. Na mesma noite, um grupo de 40 (autointitulados) indignados decidiu acampar na principal praça da cidade, o objetivo era manter o acampamento até conseguir aquilo que reivindicavam. Porém a polícia atuou com violência para desalojar a acampada, atitude registrada em fotos e vídeos publicados na internet. Após alguns meses a mobilização se alastrou, chegando a outros países e continentes.

Programação do “15 de outubro”  em Passo Fundo:
10h – Abertura e debate sobre a classe trabalhadora
12h - Almoço (na Praça da Cuia)
13h - Debate sobre a Educação (CPERS e Coletivo Nada Será Como Antes)
14h - Debate LGBT (Plural Coletivo LGBT)
15h - Debate sobre a Reforma Agrária (MST)
16h - Debate sobre os problemas de Passo Fundo
18h - Encerramento

Gostou? Compartilhe