O contrato com a empresa que fará a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica em Passo Fundo deverá ser assinado nos próximos dias. Duas empresas estão disputando o sistema. Uma delas tem sede em Belo Horizonte e já implantou a bilhetagem em Santa Maria e Ijuí e a outra é de São Paulo e realizou a implantação em Porto Alegre. A Codepas, responsável pela administração do sistema, ainda está discutindo os valores e a melhor tecnologia, que poderá ser por reconhecimento digital ou facial.
A implantação da bilhetagem trocará os vale transportes por um cartão que poderá ser facilmente recarregado. As três empresas que operam o transporte coletivo no município (Codepas, Coleurb e Transpasso) já estariam fazendo as adaptações necessárias. Segundo o diretor presidente da Codepas, Saul Spinelli, os ônibus da empresa pública estão sendo padronizados e até o final de novembro todos os coletivos receberão os passageiros pelo acesso da frente. “A entrada pela frente inibe os assaltantes que passam a ser vistos de frente por todos os passageiros. Além disso, facilita a comunicação entre cobrador e motorista”, afirmou o presidente da Codepas.
A parte elétrica dos ônibus também está sendo preparada. Haverá a instalação da rede de Internet e de uma sala com computadores. “O novo sistema permitirá o monitoramento real via Internet dos itinerários e dos passageiros. Um dos maiores benefícios será a segurança contribuindo com a diminuição de assaltos a coletivos”, disse Spinelli.
O presidente da Codepas informou que não há valores definidos ainda, mas as empresas de coletivos concordaram em não repassar os custos no preço do vale transporte. A implantação inicia no dia 04 de fevereiro de 2012 e deverá terminar no final do mesmo ano.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas