Projeto pede transparência para o Legislativo

Vereador Alberi Grando protocola matéria para informar à comunidade número de cargos, gastos e formulário para concessão de informações

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para dar transparência aos gastos na Câmara o vereador Alberi Grando (PDT) sugeriu a criação de projeto de resolução que visa uma forma para a realização da prestação de contas, facilitando o acesso da comunidade aos dados.

Além da manutenção das informações já disponibilizadas atualmente pelo site da Casa, como editais e licitações, o projeto prevê a inclusão de cópias de contratos, convênios, atos normativos administrativos, ordinários, circulares e portarias. Outra novidade é publicação periódica do número de cargos, empregos, funções públicas com suas respectivas cargas horárias e remunerações. “O momento em que a imagem do político está desprestigiada no Brasil, cabe a nós melhorar esse quadro. Portanto, não é nada mais claro e justo com a população que nos elege, demonstrar sem nenhum receio que estamos fazendo a coisa certa”, afirma o vereador.

O projeto também abrange a execução financeira e orçamentária da Casa, tendo como base, o balanço dos últimos três exercícios do legislativo e cria um canal para interação com o eleitor. “Minha intenção é possibilitar a todas as pessoas que quiserem fiscalizar a nossa gestão enquanto vereador, bem como, criar um mecanismo de interação com esse público. Por isso, além de todas essas informações publicadas no site, sugiro no projeto o acesso da comunidade a um formulário eletrônico, para que as dúvidas, reclamações ou sugestões, possam ser respondidas no período máximo de 15 dias”, explica Grando.

Agora o projeto deverá ser analisado pelas comissões de Legislação e Redação (CLR), de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), de Obras Públicas e Nomenclatura de Ruas (COPNR) e de Educação e Bem Estar Social (CEBES). “Acredito que por se tratar de um projeto muito importante para a transparência das contas públicas dessa casa, e também ser uma forma de fortalecer a confiança dos nossos eleitores, esse projeto deverá ser votado pelos meus colegas o mais rápido possível”, finaliza o pedetista.

Gostou? Compartilhe