Aprovada em primeiro turno a lei que estabelece a aplicação da Ficha Limpa para a contratação de servidores com cargos em comissão (CC’s). A proposta apresentada pelo vereador Rafael Bortoluzzi (PP) contou com unanimidade do plenário durante sessão realizada na última quarta-feira, 07. Como emenda à Lei Orgânica o projeto precisa ser votado em dois turnos, por isso será levado à votação novamente na segunda-feira, 12.
Bortoluzzi salientou que a proposta surgiu motivada pelo amplo debate nacional que transformou um projeto de iniciativa popular em lei, o famoso “Ficha Limpa”. A diretoria da União da Associação de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) levou à Câmara de Vereadores a demanda para que o mesmo tipo de critérios que buscam mais comprometimento, transparência e seriedade da classe política nacional fosse aplicado aos CC’s.
“Nós aqui em Passo Fundo entendemos que precisamos ir um pouco mais além. Além das pessoas que querem se candidatar a cargos públicos eletivos podemos expandir esta norma para as pessoas que são indicadas pelos políticos para os cargos em comissão”, comentou o vereador.