Inscrições para eleições da Uampaf terminam em oito dias

Número de inscritos ainda é considerado baixo. Eleições para associações de bairro e para a União das Associações serão realizadas dia 25 de março

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É baixo o número de inscritos para as eleições da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) e para as presidências de bairro, segundo informou ontem o presidente do Condel (Conselho deliberativo), João Otacílio. Ele se mostra preocupado com o número de inscrições realizadas até o momento. “É preocupante porque 46 pessoas já pegaram o material, e são 90 associações” disse. Otacílio também ressalta que o fato de ser um trabalho voluntário acaba desestimulando grande parte dos candidatos.  “Acham que o presidente do bairro tem poder, mas não temos. A gente só pode fazer o pedido, pois concluir as obras é com o município. Desta forma os presidentes acabam desgastando-se”, desabafou.

Problemas também têm as associações do Parque do sol, Manoel Corralo, Petrópolis I e Parque Bela Vista, que não conseguiram registrar seus estatutos. “Quando uma associação é criada, ela precisa ter o estatuto de fundação e a ata com os devidos associados, além de ser registrada em cartório”, explicou Otacílio.

Para compor a chapa, tanto presidente quanto qualquer um da diretoria, tem que estar morando na abrangência do bairro há seis meses antes da abertura das inscrições, que foi dia 26 de dezembro, além de ter mais de 16 anos. Já para a Uampaf, pode-se candidatar apenas quem já exerceu um mandato de presidente de bairro ou quem já fez parte da diretoria da entidade. Otacílio ressalta que quem não faz parte da atual diretoria da Uampaf precisa comprovar com documentação que já exerceu uma presidência de bairro. O prazo para as inscrições termina no dia 25 de janeiro às 19h. As eleições vão acontecer no dia 25 de março, um domingo, das 9h até as 17h.

Conselho deliberativo

As eleições são organizadas pela comissão eleitoral, montada pelos conselheiros do Condel – os presidentes dos bairros. 48h após as eleições, a comissão é extinta e o controle volta para o conselho. A comissão eleitoral é formada por Helena Goreti Vieira (Vila União), Elói Roque Carvalho (Parque Recreio), João Maria Borges da Silva (Morada do Sol), José Ferreira Santos (Lot. César Santos) e o presidente da comissão Valdir Cardoso Mulinari (Zachia). A assessoria jurídica é prestada por Bernardo Nicolai Branco.

Na hora do voto

Para escolher os representantes dos bairros, o eleitor precisa votar dentro da abrangência do bairro onde mora - não será possível votar em outro local a não ser o bairro residente. Já para a eleição da Uampaf, pode-se votar em qualquer região. O eleitor precisa ter mais de 16 anos e na hora do voto portar um comprovante de residência e apresentar um dos seguintes documentos: carteira de identidade, título de eleitor, CPF ou carteira de trabalho.

Gostou? Compartilhe