O vereador Juliano Roso (PCdoB) está formulando uma proposta de lei que cria o “Fundo Para Implementação do programa de redução gradativa do número de veículos de tração animal e de veículos de tração humana e dá outras providências”. O autor afirma que o principal objetivo é livrar os animais deste tipo de trabalho. “Isso é uma coisa ultrapassada, está superada pelo tempo e nós devemos tomar providência para extinguir. Ao mesmo tempo eu tenho uma preocupação com as famílias que tem aí sua renda e não possuem preparo para outra atuação”. O projeto deve ser protocolado hoje, momento a partir do qual o vereador afirma irá buscar opiniões da comunidade através de audiências e reuniões com setores da sociedade implicados. Carroceiros e suas famílias, Prefeitura, entidades de proteção aos direitos dos animais estão entre as categorias a serem abarcadas no debate.
“Entendemos que temos que tomar providência, qual vai ser é a sociedade de Passo Fundo que vai nos dizer. Estamos abertos para ouvir sugestões”. Juliano ressalta a preocupação de que as famílias não fiquem desassistidas, expostas a uma situação de maior dificuldade econômica que aquela já enfrentada. “Sabemos que as pessoas que trabalham com isso são de famílias carentes, que às vezes possuem neste tipo de trabalho sua única renda. Vamos ter que contar com políticas alternativas para que estas pessoas possam se inserir em outro contexto econômico e abandonar esta atividade tradicional que elas tem”, considera.
Em Porto Alegre está sendo implementada uma proposta semelhante, com um período de transição estabelecido em oito anos. “Não sei que aqui precisamos de tanto tempo. Até marquei uma audiência com o vereador Sebastião Melo (do PMDB de Porto Alegre) para colher dele considerações, já que na Capital ele foi o pioneiro disto”. Juliano também está em diálogo com vereadores e prefeitos de outros municípios que podem servir como exemplo.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis