Faltando mais de três meses do prazo final para a confecção ou alterações dos títulos de eleitor, a Justiça Eleitoral já alerta para as filas de última hora. “Nós pedimos para que as pessoas busquem fazer as mudanças necessárias ou emitir o título com antecedência, assim podemos oferecer um atendimento melhor. É mais cômodo para todo mundo”, comenta a chefe da 128ª zona eleitoral, Cristina Bohrer. No dia 09 de maio, 150 dias antes das eleições, encerra o cadastramento eleitoral. Com isso ficam suspensos alistamento, revisão e alteração de título de eleitor. Cristina explica que o prazo é necessário para que o cadastro seja fechado e se confeccionem os cadernos eleitorais.
No município, o Cartório Eleitoral contempla as zonas 33 e 128 que atendem a Passo Fundo, Pontão, Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano. Apesar do grupo significativo de eleitores, atualmente o cartório registra pouca movimentação. Cristina salienta que atualizar as informações cadastrais, como transferência de domicílio, é importante não apenas para facilitar a vida do eleitor, como também no caso de convocação para atuação como mesário, já que a escolha é feita por sorteio de acordo com colégio eleitoral mais próximo da residência.
Para o eleitor não muda, mas para a organização dos bastidores sim. Cada uma das zonas eleitorais terá incumbências distintas na atuação das eleições municipais deste ano. A de número 128 tem como encargo fiscalizar toda a propaganda eleitoral, já a de número 33 atua no registro de pesquisas, candidatos, prestação de contas e diplomação dos eleitos.
Voto acessível
Dia 9 de maio também é o último dia para o eleitor portador de deficiência, ou mobilidade reduzida, solicitar sua transferência para seção eleitoral especial. Em Passo Fundo a ampliação do acesso facilitado vem sendo prioridade, desde a instalação da nova sede. A zona 33, terá seções especiais instaladas no Instituto Estadual Arco Verde e no Centro de Educação Profissional João de Césaro. A zona 128, que já contava com três locais especiais de votação – o Clube Industrial, o Ginásio de Esportes Capingui e a Escola Notre Dame Municipal – passa a ter seções também no Clube Caixeiral.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis