A Câmara de Vereadores retoma amanhã, 15, as atividades normais, com a primeira sessão ordinária do ano. Após o recesso oficial de 60 dias, com algumas reuniões extraordinárias realizadas no período, a plenária desta quarta-feira deve ser dedicada exclusivamente ao cerimonial que se tornou praxe nos últimos anos. O presidente do Legislativo Luiz Miguel Scheis (PDT), o prefeito Airton Dipp e demais vereadores vão dispor de um espaço para pronunciamento.
Sem fugir à regra brasileira, tudo volta ao normal após o Carnaval. Depois do feriado, na quarta-feira de cinzas, 22, inicia o desarquivamento e análise de projetos de lei. Segundo o prefeito Dipp, mesmo com as restrições impostas pelo calendário eleitoral a expectativa é de que não exista dificuldade com a análise de matérias do Executivo. Ele afirma que as negociações para reajuste do funcionalismo serão encaminhadas em março. A partir do dia 10 de abril é vedado aos poderes municipais realizar a revisão geral da remuneração dos servidores públicos, caso exceda a recomposição da perda de poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.
Sobre a nomeação de servidores prevista para os próximos meses, Dipp aponta que os concursos já foram realizados, portanto não existe empecilho legal. “Não teremos dificuldades em relação ao ano eleitoral. Se houver necessidade de chamar novos servidores, se já temos os concursos realizados, não há nenhum tipo de restrição”. O chefe do Executivo deve destacar em sua mensagem aos vereadores, o apoio recebido através da aprovação de projetos – BID, PAC 2, Corsan e Pró-Transporte – que viabilizaram obras importantes, já em andamento no município. O pronunciamento pode contar ainda, com o anúncio das próximas realizações da administração.
Continuidade de investimentos
De acordo com o prefeito obras que tiveram as licitações desertas ou não chegaram a ser abertas serão retomadas. É o caso das Praças Marechal Floriano e da Vila Vergueiro. “Da mesma maneira as obras de unidades de saúde. Com uma unidade de pronto-atendimento no Hospital César Santos, que é uma realização da administração direta, portanto não há empecilho”. Unidades de Saúde nos Bairros Valinho e Vila Santa Maria também serão licitadas até o mês de março, assegurou Dipp.
Outro setor a ser beneficiado este ano é o de educação. Já foram nomeados 25 professores das séries iniciais e 27 das séries finais. “Possivelmente no mês de abril ainda vamos chamar cozinheiras e serventes, mas já foram realizados os concursos”. Outro reforço no setor vai dar com novos espaços físicos. Três licitações serão abertas no dia 27 de fevereiro para a construção de escolas de educação infantil a serem instaladas nas vilas Planaltina, Santa Rita e no Bairro Menino Deus. Cada unidade terá condições de atender aproximadamente 200 crianças.