O deputado Gilmar Sossella (PDT) acompanhou vereadores de Mato Castelhano Jorge Luiz Agazzi e Renato Rocha Santetti, e o engenheiro Marcos Loss Xavier em audiência com o superintendente substituto, Pedro Luzardo Gomes. O objetivo foi encaminhar o pedido de diminuição da faixa de domínio no perímetro urbano de Mato Castelhano, na BR 285. Segundo uma lei de 1979 além dos 35 metros os proprietários devem deixar mais 15 metros de recuo inviabilizando as construções existentes e as novas que estão sendo embargadas. A solicitação levada ao superintendente do DNIT no Estado embasada com documentos e fotos é para que a faixa de domínio fique estabelecida em 35 metros, algo semelhante ao que já é praticado nos municípios de Passo Fundo e em Vacaria, cidades também lindeiras da BR 285.
O superintendente Paulo Gomes afirmou que vai abrir um processo no órgão para que a reivindicação tramite e, após análise e avaliação positiva as construções possam considerar a faixa de domínio em 35 metros.
Segundo Sossella, os proprietários estão perdendo grande parte dos seus terrenos e a faixa de domínio de 50 metros é exorbitante. Vamos continuar trabalhando junto com os vereadores e a comunidade de Mato Castelhano pelo atendimento deste importante pleito. Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Mato Castelhano, Solano Canevese, o vereador Vanderlan Rosato, o funcionário da prefeitura, Alceu Zancanaro, e o ex-vereador, Edson Araújo.