O governo do Estado apresentou ontem à noite, em Passo Fundo, o projeto de Extensão Produtiva e Inovação. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). O projeto conta com a parceria da UPF e faz parte do programa de fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O lançamento foi no Centro de Eventos da UPF.
A AGDI pretende instalar núcleos de extensão produtiva e inovação na região. Estes núcleos consistem em profissionais qualificados e especializados em diversas áreas, como economia, engenharia, contabilidade e administração. Os núcleos farão um atendimento, principalmente, nas empresas e industriais de pequeno e médio porte. A meta é capacitar as empresas naquilo que tiverem dificuldade, fortalecer o que elas têm de potencial e, também, ajudar os empresários a olhar para o médio prazo, a planejar e aumentar a capacidade de investimento. De acordo com o diretor da AGDI, Sérgio Kapron, é preciso estudo e planejamento na administração de empresas pequenas e médias e, sobretudo, planejamento no investimento para as empresas buscarem os recursos adequados e acertarem no tipo de tecnologia e produto. “Ajudar no planejamento para aumentar a produção, aumentar a eficiência, a tecnologia e também em inovação”, resume.
Kapron explica o motivo de a região ser uma das três pioneiras em receber o projeto de núcleos da AGDI: “A região aqui está demonstrando um grande potencial de crescimento, com muitas novas empresas e nós queremos apoiar estas empresas para elas saberem aonde acessar recursos para investimento, como aproximar sua relação com centros de tecnologia e centros de inovação para também agregar valor à produção da região”, justifica.
A AGDI ao analisar a economia da região já identificou ramos em que os núcleos serão implementados. Kapron cita o tema da agroindustrialização em geral, do processamento de grãos e leite, seja para consumo final ou para outras indústrias. “É uma atividade econômica forte porque vincula com a atividade agrícola da região, a agropecuária. Então, tem um efeito de cadeia produtiva importante”, explica. O setor de metalurgia vinculado a estruturas metálicas, fornecimentos de equipamentos industriais e equipamentos para a agricultura e agroindústria também foram destacados. Além de Passo Fundo, o projeto foi apresentado ontem na cidade de Panambi. Serão instalados ao todo 20 Núcleos no Estado, cobrindo as 28 regiões funcionais de planejamento.
Pequenas empresas receberão consultoria
Programa do governo foi lançado ontem e terá parceria da Universidade de Passo Fundo
· 1 min de leitura