Pesquisa ADI/Methodus indica intenção de voto dos passo-fundenses

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A sete meses das eleições municipais o Jornal O Nacional publica o resultado da primeira pesquisa ADI/Methodus para prefeitura de Passo Fundo. O levantamento aponta a intenção de voto do eleitorado em torno dos pré-candidatos que pretendem disputar a eleição deste ano. A pesquisa também mede o desempenho da atual administração municipal na opinião dos entrevistados. A Associação dos Diários do Interior contratou o Instituto Methodus para realizar pesquisas eleitorais nos 16 municípios sedes dos jornais associados.

A pesquisa de intenção de voto de Passo Fundo foi feita nos dias 12 e 13 de março de 2012. A amostra é composta por 350 entrevistas, com eleitores de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos, de diversas classes sociais e residentes no município pesquisado. A margem de erro da pesquisa é de 5,3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados obtidos no total da amostra. A pesquisa está registrada no TSE sob o número: RS-00005/2012.

Na menção espontânea, o número de eleitores que ainda não sabe em quem votar é alto, chegando a 84%. O nome mais lembrado é o de Osvaldo Gomes, que aparece com 5,1% das menções espontâneas, seguido de Luciano Azevedo, com 4,3% das menções. Na menção estimulada o cenário se inverte: Luciano Azevedo, do PPS, aparece em primeiro lugar, com 38,3% das citações, seguido de Osvaldo Gomes, do PMDB, com 28%. Rene Cecconello (PT) aparece em terceiro lugar, com 19,7% seguido de Juliano Roso (11,1%) e Marcelo Zeni (0,9%). No segundo cenário estimulado, onde os nomes de Juliano Roso e Marcelo Zeni não são testados o cenário se mantém: Luciano Azevedo continua na frente com 41,7%, seguido de Osvaldo Gomes(31,4%) e Rene Cecconello (22,3%). No confronto entre Luciano Azevedo e Rene Cecconello, Luciano ainda obtém o melhor desempenho: 59,4% contra 29,4% de Rene Cecconello. Entre os nomes com maior rejeição aparecem Marcelo Zeni (19,5%), seguido de Osvaldo Gomes (16,5%) e Rene Cecconello (15,7%). A rejeição de Luciano Azevedo é baixa (9,3%), o que poderá beneficiá-lo em uma possível disputa no pleito de 2012.

Confira aqui a pesquisa completa

Gostou? Compartilhe