Continuidade e conclusão são palavras-chave sobre o trabalho que os novos gestores municipais pretendem desempenhar a frente das secretarias. Há 10 dias o prefeito Airton Dipp efetivou a reforma do seu secretariado em virtude da desincompatibilização eleitoral. Com projetos já iniciados, sem tempo para criar novas ações e tendo importantes demandas ainda pendentes os novos secretários tem a missão de auxiliar o chefe do Executivo a concluir o mandato de forma satisfatória.
Desporto e Cultura, secretário Flávio Algarve
O secretário de Desporto e Cultura, secretário Flávio Algarve, assumiu o cargo após o breve mandato de Paulo Dutra, que é funcionário de quadro da pasta. “Embora seja prematuro revelar alguma coisa neste momento, nossa meta é dar sequência ao trabalho feito anteriormente e cumprir os projetos que vinham sendo realizados”, dosse. Algarve também destacou os focos da atuação para o período. “Na área da cultura temos ainda dois eventos muito importantes este ano, o Festival do Folclore e a Mostra da Cultura Gaúcha, que envolve o MTG. Pretendemos melhorá-los e diferencia-los dos anteriores. Já na área do esporte a administração pediu para que este ano o empenho seja máximo no sentido de que possamos realizar os campeonatos de futebol de campo e fazê-lo de forma satisfatória, inclusive estão ocorrendo parcerias para melhorias nos campos existentes”.
Habitação, secretária Cladivânia Vanin
A secretária de Habitação, Cladivânia Vanin, já compunha o quadro da pasta atuando anteriormente como coordenadora de habitação. Ela afirma que não deve haver alterações no desenvolvimento de ações antes geridas pelo ex-secretário Clademir Daron. “Mudanças a gente não pretende fazer porque estávamos num bom trabalho e já acompanhei esse período anterior de governo. Pretendemos agora concluir os projetos iniciados”, anunciou. Entre as etapas em fase final está a construção de casas populares na Vila Donária e 220 apartamentos no bairro Planaltina. A secretária apontou que um contrato para a construção de moradias no bairro Nossa Senhora Aparecida também deve ser selado em breve. “Dentro de 30 dias, 24 moradias na Donária devem ser entregas para famílias de extrema necessidade, são pessoas acompanhadas por Cras e Conselhos Tutelares”, anunciou. A entrega das habitações deve ser feita em outras etapas, dentro de 60 e 90 dias e as demais dependem ainda da aprovação da Caixa.
Interior, secretário Flamino Mello de Lima
O secretário de Interior, Flamino Mello de Lima que recebeu a pasta de Gilberto Simor, ressalta a atuação compreendida pela pasta, que inclui cuidados com as estradas do interior, saúde animal e vigilância sanitária. “Esta semana estamos trabalhando na estrada que vai do distrito de São Miguel a Pulador, com o patrolamento e empedramento dos 11 quilômetros da via”, informou. Neste momento, a pasta também está empenhada na limpeza e abertura de novos açudes, além da perfuração de cinco poços artesianos e canalização de água potável. Flamino Mello de Lima planeja agora a reforma e construção de pontes em várias estradas vicinais. De acordo com o secretário, a colaboração com terraplanagem para novas empresas em fase de instalação no município e ação articulada com a Secretaria de Obras também deve seguir.
Meio Ambiente, secretário Glauco Polita
O secretário de Meio Ambiente, Glauco Polita, já fazia parte da pasta ocupando o cargo de coordenador de licenciamento e fiscalização durante a gestão do ex-secretário Clóvis Alves. Agora no cargo administrativo, Polita aponta como prioridade concluir o que vinha sendo encaminhado em relação à coleta e destinação de resíduos, além de reforçar o trabalho de educação ambiental. “Na coleta seletiva estamos ampliando uma parcela dos contêineres e vamos buscar estender este serviço também à periferia. E vamos trabalhar muito forte a educação da população para entender a proposta da coleta no município”, assegurou. Até o dia 20 deste mês o secretário afirma que vai ser apresentada uma proposta ao Ministério do Meio Ambiente para criar a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Esta seria uma forma de assegurar um trabalho de longo prazo para o setor, instituindo diretrizes independentes de mudanças administrativas. “A destinação final do lixo ainda é uma tarefa grande porque precisamos atender à solicitação da sociedade que é deixar de enviar este resíduo para fora da cidade. Estamos buscando uma alternativa viável, licenciável e com custos favoráveis ao município. Já protocolamos o projeto na Fepam para começarmos a recuperar a área do aterro sanitário que possui um passivo ambiental muito grande, de muitos anos de operação”, disse.
Segurança, secretária Estelita Salton
Antes de assumir a Secretaria de Segurança, Estelita Salton acompanhou por duas semanas o trabalho que vinha sendo conduzido pelo ex-secretário Marcio Patussi. “Vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo executado pela secretaria, entre os quais os programas de prevenção da violência com verba do Governo Federal. Hoje temos quatro projetos que recebem verba do Pronasci, somando já R$ 2,7 milhões; são eles a central de vídeomonitoramento, com 28 novas câmeras instaladas; o programa de prevenção de violência entre jovens em territórios de risco, a Justiça Comunitária, o Mulhres da Paz e o ‘Diga não ao bullying’, que é desenvolvido nas escolas”, comentou a nova secretária. Ela ressaltou também a preocupação com o trânsito que deve receber novos investimentos. O mais aguardado é a instalação da central semafórica, que vai possibilitar a coordenação de aproximadamente 30 semáforos, dando mais agilidade ao trânsito da cidade.
Transporte e Serviços Gerais, secretário Sebastião dos Santos
O ex-presidente do PT municipal, Sebastião dos Santos, assumiu a Secretaria de Transporte e Serviços Gerais, no lugar de Mariniza dos Santos. Santos tem pela frente a conclusão de projetos que já vinham sendo executados. “A secretaria aporta demanda de várias outras secretarias e não haverá alteração, tenho um compromisso grande com os servidores e os secretários que me antecederam. Principalmente, tenho o compromisso de dar continuidade ao trabalho atendendo às demandas da comunidade, alvo da nossa preocupação central”. O secretário destaca que a iluminação pública um dos quesitos muito cobrados e deve receber a devida atenção. Além disso, há vários projetos em andamento para revitalização de espaços públicos. “Ainda temos bons projetos nesse sentido que estão sendo trabalhados e concluídos, entre eles a completa revitalização da Praça Marechal Floriano. Vamos finalizar este mandato com a melhor gestão possível para toda a comunidade”, anunciou.