Os 100 anos do Comercial são homenageados pela Câmara

Sessão solene foi proposta pelo vereador Rafael Bortoluzzi (PP)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prestes a completar um século de vida, o Clube Comercial foi homenageado pela Câmara de Passo Fundo em sessão solene realizada na quarta-feira (11). A proposição de autoria do líder da bancada progressista Rafael Bortoluzzi foi aprovada ainda no ano passado por unanimidade dos demais vereadores, que junto as demais autoridades e centenas de associados e diretoria da entidade lotaram o plenário Sete de Agosto. Emocionado, o presidente do clube, Diógenes Michelin, disse que ao chegar aos cem anos, o Comercial cumpre o papel de promover 'felicidade' ao associado.

Autor da homenagem, o vereador Rafael Bortoluzzi iniciou o discurso lembrando virtudes que fizeram o clube manter-se vivo e em crescente desenvolvimento por quase cem anos. "O Clube Comercial tem uma história rica em união, dedicação e trabalho, mas também feita de grandes comemorações, festividades e acontecimentos, que marcaram a vida de muitas pessoas e famílias da nossa cidade. Nas palavras do presidente Diogenes Michelin, ainda outras três atitudes resumem o que é e deve ser a relação entre a entidade e o associado: colaboração, entusiasmo e companheirismo. Com toda certeza, o resultado dessas ações positivas fez do Clube Comercial uma entidade que no dia 28 chega ao centenário."

Clube Comercial
No início do século XX a população de Passo Fundo, de pouco mais de 80 mil habitantes, experimentava uma excepcional prosperidade no crescimento econômico. Nesse período um novo movimento surge em busca de recreação e divertimento para a sociedade. Em abril de 1912, a elite comercial local propôs-se a fundar uma organização que devia chamar-se Comercial.

Surge então a figura de Arthur Schell Issler que coloca-se a frente do movimento convocando os elementos mais destacados nas principais famílias da cidade. Na tarde do dia 28 de abril de 1912, na loja “A Revolucionária”, junto a Rua do Comércio, hoje Avenida Brasil, reúnem-se alguns comerciantes para defender os interesses destinados a classe, e de promover a diversão para seus sócios. Nascia o Clube Comercial que, hoje, prestes a completar cem anos, conta com quase cerca de 3,3 mil associados e três tradicionais e modernas sedes para momentos de esporte, lazer e convívio social. 

Gostou? Compartilhe