Um grupo de dissidentes do PTB anunciou no sábado a formação da comissão provisória do Partido da Pátria Livre (PPL), em Passo Fundo. O anuncio foi feito no sábado à tarde durante encontro na Câmara de Vereadores. Na ocasião, foi feito também o pré-lançamento das candidaturas para a prefeitura e Câmara de Vereadores.
O presidente da Comissão Provisória, João do Prado, disse que apesar de jovem (o PPL foi criado há três anos no Brasil) o partido tem sua identidade voltada para a defesa da liberdade de homens e mulheres trabalhadoras. O ex-vereador, Sebastião Ribeiro Falkembach, e o líder comunitário da Victor Issler, Gilberto de Moraes, o Giba, foram apresentados como pré-candidatos da chapa majoritária. Além disso, outros 14 nomes foram apresentados como pré-candidatos a vereador.
Prestigiaram o ato lideranças do PCdoB, PT, PMDB,PPS,PP,PDT e DEM além do Secretário da Executiva Nacional do PPL Marcio Cabreira. O PPL tem encontros marcados com o deputado Luciano Azevedo, pré-candidato do PPS a prefeitura, e também com o PT de Rene Cecconello.