Justiça Eleitoral faz plantão a partir do dia 1º

Para evitar atropelo de última hora, eleitores devem regularizar situação junto ao Cartório Eleitoral

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os Cartórios e a Central de Atendimento ao Eleitor de Passo Fundo farão plantões nos dias 1º, 5 e 6 de maio, atendendo ao público das 12h às 19h e nos dias 7, 8 e 9 de maio das 10h às 19h. É que está encerrando o prazo final para a confecção ou alterações dos títulos de eleitor. A Justiça Eleitoral pede para que a regularização seja feita com antecedência para evitar filas e atropelos de última hora. Com o eleitor se antecipando, é possível oferecer um atendimento melhor. No dia 09 de maio, 150 dias antes das eleições, encerra o cadastramento eleitoral. Com isso ficam suspensos alistamento, revisão e alteração de título de eleitor. O prazo é necessário para que o cadastro seja fechado e se confeccionem os cadernos eleitorais.

O Cartório Eleitoral contempla as zonas 33 e 128 que atendem a Passo Fundo, Pontão, Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano. Apesar do grupo significativo de eleitores, atualmente o cartório registra pouca movimentação. Atualizar as informações cadastrais, como transferência de domicílio, é importante não apenas para facilitar a vida do eleitor, como também no caso de convocação para atuação como mesário, já que a escolha é feita por sorteio de acordo com colégio eleitoral mais próximo da residência.

Cada uma das zonas eleitorais terá incumbências distintas na atuação das eleições municipais deste ano. A de número 128 tem como encargo fiscalizar toda a propaganda eleitoral, já a de número 33 atua no registro de pesquisas, candidatos, prestação de contas e diplomação dos eleitos. Estas atribuições, no entanto, não interferem para os eleitores.

Voto acessível
Dia 9 de maio também é o último dia para o eleitor portador de deficiência, ou mobilidade reduzida, solicitar sua transferência para seção eleitoral especial. Em Passo Fundo a ampliação do acesso facilitado vem sendo prioridade, desde a instalação da nova sede. A zona 33, terá  seções especiais instaladas no Instituto Estadual Arco Verde e no Centro de Educação Profissional João de Césaro. A zona 128, que já contava com três locais especiais de votação – o Clube Industrial, o Ginásio de Esportes Capingui e a Escola Notre Dame Municipal – passa a ter sessões também no Clube Caixeiral.
Acerte o endereço

Além de atualizar o endereço próprio o eleitor também deve ficar atento na hora de se dirigir ao Cartório Eleitoral. Desde dezembro as duas zonas eleitorais que contemplam Passo Fundo e municípios da comarca tem “casa nova”. A sede atual fica na Rua Júlio de Castilhos, 60 (fundos da Escola Protásio Alves).

Documentos

A Justiça Eleitoral ressalta que os cidadãos precisam levar, além de documento de identificação, o comprovante de domicílio eleitoral em seu atendimento. A apresentação do documento - que pode ser uma conta ou correspondência - tornou-se obrigatória em 2008, quando da publicação de um Provimento da Corregedoria do TRE-RS, e vale para aqueles que desejam fazer sua inscrição - primeiro título - e para quem quiser atualizar dados, solicitar alteração do local de votação ou transferência de município.

Gostou? Compartilhe