O final de semana foi de grande procura pelo Cartório Eleitoral durante o último plantão antes do término do término da data para o alistamento eleitoral e a segunda-feira, 7, não foi diferente. Em todo o Estado foram realizados 22 mil atendimentos à população e em Passo Fundo mais de 450 pessoas foram atendidas entre sábado e domingo. Na tarde de ontem uma extensa fila se formava em frente ao Cartório sob o intenso sol do início da tarde.
A corrida dos eleitores que já está grande deve se intensificar mais entre hoje e amanhã, dia 9 de maio o prazo final para o alistamento eleitoral, transferência de município e alteração de dados ou de local de votação. Após essa data, o cadastro estará fechado com vistas à preparação das Eleições 2012. Para quem precisa emitir seu título pela primeira vez, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação e comprovante de domicílio (conta ou correspondência). A carteira de habilitação e o passaporte não são aceitos para fins de identificação.
É também no dia 9 de maio que se encerra o prazo para que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida informem à Justiça Eleitoral eventuais problemas de acessibilidade existentes em suas seções.
Local
Travessa Júlio de Castilho, nº 60 – fundos da Escola Estadual Protásio Alves.
Horário
Durante os últimos três dias de cadastramento, que segue até quarta-feira, o atendimento inicia mais cedo, às 10h e vai até às 19h.
Contato
Telefone 3313 5877 ou 3313 4226
Comprovante de residência é obrigatório
Um problema clássico no momento dos eleitores emitirem o título é o comprovante de residência, conta o técnico judiciário Rodrigo Zucatto. “Geralmente o comprovante está no nome de outra pessoa e nesse caso é necessário outro documento – certidão de nascimento ou casamento – que comprove o vínculo entre elas”, explica.
Para reduzir as dificuldades de eleitores que não possuem contas de água, luz ou telefone no próprio nome, o cartório também está aceitando outros tipos de correspondência, que não as cobranças destes serviços. “Cartas recebidas podem servir para comprovação de residência, assim como carnês de lojas. No caso dos jovens que emitem o primeiro título, se trouxer o documento do exército, ou matrícula efetuada em escola ou faculdade, onde conste o endereço domiciliar também conseguimos vincular a pessoa ao município”, sugere o técnico judiciário.
Documentos de identidade com nomes abreviados também podem ser complicadores. Quando isto acontece é solicitado ao eleitor que leve consigo certidão de nascimento ou casamento.