Comissão Especial das dívidas se reúne com secretário da Fazenda nesta terça-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O presidente da Comissão Especial da Dívida Pública do RS, deputado Giovani Feltes (PMDB), terá encontro nesta terça-feira (15) com o secretário da Fazenda, Odir Tonollier. Durante a audiência, a partir das 17h, Feltes pretende definir a data para a presença do secretário na primeira audiência pública da Comissão, com a finalidade de expor o nível de comprometimento das finanças do estado com os pagamentos mensais para a União por conta dos serviços das dívidas, que no passado consumiram mais de R$ 2,5 bilhões do orçamento.

Para que estas informações sejam disponibilizadas aos demais integrantes da Comissão, o presidente irá reforçar o pedido já encaminhado a Tonollier para fornecer os números oficiais do que representa o comprometimento de 13% da receita corrente a partir do acordo de federalização da sua dívida. "Estamos determinados a realizar um trabalho que represente melhores condições orçamentárias ao atual governo, mas também para as futuras gestões", observou Feltes, que manifesta especial preocupação com o estoque da dívida crescente.

Os atuais contratos vencem em 2028, com prazo de dez anos para quitação do total do resíduo. “Por isso, é preciso ir além de apenas alterar o indexador ou reduzir juros se de fato buscamos resolver o problema", entende. O líder do Governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT),  e o relator da Comissão, deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), também estarão presentes na reunião.

Gostou? Compartilhe