Iniciadas obras no Palácio Farroupilha

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Após um intenso período de planejamento, um conjunto de obras de manutenção e propostas de reformas do Palácio Farroupilha, sede do Parlamento gaúcho, encontra-se em andamento. Conforme o presidente Alexandre Postal (PMDB), é necessário adequar a Assembleia às necessidades dos servidores e das cerca de 2 mil pessoas que circulam diariamente na Casa.

Segundo o presidente, existem demandas como escadas de incêndio e elevadores que não podem ser ignoradas. “São necessidades que estamos detectando, e projetando soluções para adequar a Casa aos novos tempos”, afirma.

Um dos espaços cuja manutenção já iniciou é o Vestíbulo Nobre, que dá acesso ao Plenário 20 de Setembro e ao Teatro Dante Barone. Conforme o diretor da Divisão de Projetos da ALRS, Marco Antonio Kichler, será utilizado um material mais resistente e instalada uma estrutura de aço para facilitar a manutenção. O Parlamento gaúcho dispõe de recursos de R$ 7 milhões para investimentos, de onde saem as verbas para obras.

Estacionamento e escadaria cobertos

O plano de reformas propõe ainda a instalação de um cobertura metálica no estacionamento da Rua Duque de Caxias, que abriga a frota oficial da Casa, e na escadaria que liga os prédios da Assembleia ao estacionamento da Rua Riachuelo. Segundo o diretor do Departamento de Logística, Carlos Cogo, o processo de licitação para as obras do estacionamento já foi aberto, com a publicação de edital, no Diário Oficial da Assembleia no dia 29 de maio, para recebimento de propostas. Com relação à cobertura da escadaria, o projeto deve ser liberado nos próximos dias, segundo o diretor.

Elevadores, banheiros, escadas de incêndio

Também integra a proposta de reformas a construção de dois elevadores externos. Segundo Carlos Cogo, a medida é uma antiga reivindicação da Casa, para atender ao grande fluxo de pessoas que acorrem à Assembleia. Segundo Cogo, foi contratada uma empresa para a elaboração de um anteprojeto, que deverá ser entregue em cerca de 20 dias, o que possibilitará o encaminhamento do processo de licitação.

As reformas envolvem ainda a revitalização de banheiros e a adequação dos prédios principal e anexo às normas de prevenção de incêndios. Quanto a este último aspecto, o diretor de Logística explica que as adequações ainda estão em estudo por envolver o Corpo de Bombeiros e laudos técnicos. O diretor informa, por fim, que estuda-se também a possibilidade de ampliação da cafeteria localizada no primeiro andar do prédio principal, de modo a duplicar a capacidade do local, elevando para 136 o número de lugares, devido ao grande número de usuários.

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