Luciano lidera intenção de votos da Methodus/ON

Número de indecisos reduz entre o primeiro cenário medido em março e o segundo medido em junho

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O pré-candidato a Prefeitura de Passo Fundo, deputado Luciano Azevedo, do PPS, mantem a liderança na corrida pela sucessão municipal, em todos os cenários, neste período pré-eleitoral, segundo pesquisa do Instituto Methodus, realizada entre 6 e 7 de junho e publicada pelo Jornal O Nacional. Em segundo lugar aparece o pré-candidato Osvaldo Gomes, do PMDB, em terceiro o candidato Rene Cecconelo, do PT, e em quarto lugar Marcelo Zeni, do Psol. A pesquisa faz parte do pacote contratado pela Associação dos Diários do Interior (ADI) com o Instituto Methodus de Porto Alegre. Serão realizadas pesquisas eleitorais em 16 municípios do Rio Grande do Sul, entre os quais Passo Fundo. Esta é a segunda pesquisa de intenção de votos divulgada por ON. A primeira foi no dia 30 de março deste ano.

A pesquisa investigou junto aos eleitores do município a intenção de voto para prefeito e mediu o desempenho da atual administração do prefeito Airton Dipp. A amostra é composta por 350 entrevistas, com eleitores de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais e residentes no município pesquisado. A margem de erro da pesquisa é de 5,3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados obtidos no total da amostra. A pesquisa está registrada no TRE sob o número: RS-00027/2012.

Na menção espontânea o número de eleitores que ainda não sabe em quem votar chega a 60,9%. O nome mais lembrado é o de Luciano Azevedo - PPS, que aparece com 15,1% das menções espontâneas, seguido de Osvaldo Gomes - PMDB com 9,7% das menções e Rene Cecconello, PT, com 8%. Os cenários estimulados mantém a tendência da menção espontânea, com Luciano destacando-se frente aos demais candidatos em todas as simulações.

Na estimulada 1, Luciano recebe 42,9% das intenções de voto, seguido de Osvaldo Gomes com 31,1%, Rene Cecconello com 18,6% e Marcelo Zeni com 0,6% das citações. Na rejeição, Rene Cecconello, Osvaldo Gomes e Marcelo Zeni aparecem empatados tecnicamente, com 18,6%, 18% e 17,1%, respectivamente. Luciano Azevedo é citado por 11,1% dos entrevistados.

Comparação da espontânea

Na comparação das duas pesquisas somente no cenário da menção espontânea, Luciano Azevedo sai de segundo lugar com 4,3% em março para assumir a liderança em junho com 15,1%. Osvaldo Gomes sai do primeiro lugar em março com 5,1% para o segundo lugar em junho com 9,7%. Rene Cecconello mantem-se na terceira posição nos dois cenários, sendo que em março contabilizada 4% e em junho 8%. Marcelo Zeni não aparece no primeiro cenário da espontânea e contabiliza 0,3% agora em junho. Também no primeiro cenário da espontânea aparecia o vereador Juliano Roso, do PCdoB com 0,6%, não aparecendo no atual cenário porque não concorre como candidato a prefeito. O número de indecisos no primeiro cenário de março era de 84%, baixado para 60,9% agora em junho.

Desempenho da administração
A avaliação feita pela pesquisa sobre o desempenho da administração do prefeito Airton Dipp teve melhora dos índices. Na primeira medição em março, 42,9% dos entrevistados disseram que a administração é boa ou ótima e 11,4% que é péssima ou ruim. Na medição de junho,  45,8% dos entrevistados responderam que a administração é boa ou ótima e 11,2% ruim ou péssima.  Dos cinco itens considerados pelos entrevistados como prioritários, destacam-se:  segurança, postos de saúde, asfaltamento e pavimentação, educação e trânsito.

Gostou? Compartilhe