Projeto de Basegio aguarda parecer da CCJ

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Já está na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 62/2012, de autoria do deputado Diogenes Basegio, que institui a redução em 50% do IPVA para os automóveis que utilizarem energia elétrica ou Gás Natural Veicular (GNV) como combustível. A proposta foi construída em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS).

"A utilização do gás natural é fundamental para a sustentabilidade. Só assim será possível reduzir emissões de gás poluente, melhorar a qualidade de vida da população, e ainda diversificar a matriz de combustíveis", afirma o deputado. Basegio explica ainda que o carro elétrico não emite nenhum dos gases nocivos e cancerígenos, e nem material particulado, encontrado nos veículos a combustão, principalmente o diesel.

A redução do imposto para veículos convertidos já é realidade no Rio de Janeiro, São Paulo e no Mato Grosso. De acordo com especialistas a utilização do GNV é tão segura quanto a de outros combustíveis, mas para isso é preciso atentar para duas condições básicas: fazer a instalação do kit gás em um local credenciado e efetuar manutenção anual no sistema do veículo, além de trocar o cilindro quando ele chegar ao fim de sua vida útil, calculada em até dez anos.

Gostou? Compartilhe