TRE recebe mais de 800 pedidos de impugnações

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista, divulgou, na terça-feira (17), o número de pedidos de impugnações de registros de candidaturas recebido pela Justiça Eleitoral gaúcha. Foram 849 pedidos, sendo 71 relativos a candidatos a prefeito, 49 a vice-prefeito e 710 postulantes às vagas de vereadores. O anúncio foi feito em Ijuí, durante a abertura da 5ª edição do seminário "Eleições 2012", uma iniciativa do Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), que conta com a parceria da Justiça Eleitoral e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado (Sindirádio).

Batista também divulgou o numero total de pedidos de registro no Estado: 28.441, sendo 1.171 para prefeito. Ao comentar o montante dos pedidos de impugnação, o presidente do TRE-RS considerou o número "alto" e afirmou que "os juízes eleitoral de primeiro grau terão muito trabalho para julgar todos os pedidos até o término do prazo estipulado peloCalendário Eleitoral, que é o dia 5 de agosto". O magistrado ressalvou, no entanto, que o pedido de impugnação não significa a impossibilidade da candidatura, sendo necessário aguardar os julgamentos dos registros.

Seminário

O objetivo do seminário "Eleições 2012", que já contou com edições em Porto Alegre, Caxias do Sul e Canguçu, além de Ijuí, é esclarecer dúvidas dos profissionais de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral. Além do presidente do TRE-RS, os eventos têm contado com a presença da vice-presidente e corregedora eleitoral, desembargadora Elaine Macedo. Os seminários seguem ao longo da semana, conforme a programação abaixo:

Licitação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu ontem a licitação nº 42/2012 para a contratação de serviços de exercitação das urnas eletrônicas. O Consórcio ESF, composto pelas empresas ENGETEC Tecnologia S.A. (empresa líder com sede em Nova Lima – MG), SMARTMATIC Brasil Ltda (com sede em São Paulo), SMARTMATIC Internacional Corporation (com sede em Barbados) e FIXTI Soluções em Tecnologia da Informação Ltda (com sede em São Paulo), foi o vencedor do pregão eletrônico. O consórcio será responsável pelo recrutamento, contratação e treinamento de aproximadamente 14 mil profissionais que darão suporte técnico-operacional nas eleições de outubro em 437 mil seções eleitorais nos 5.568 municípios brasileiros. Caberá a esses profissionais o trabalho de preparo e de manutenção das urnas, assegurando que todas estejam em perfeito estado de funcionamento no dia das eleições. O valor do contrato a ser assinado com o TSE é de R$ 129 milhões, com validade de 12 meses.

Gostou? Compartilhe