De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apurados até as 16h de terça-feira, 24, entre os 28.560 registros de candidatura efetuados no Rio Grande do Sul a maioria ainda aguarda julgamento. São 16.276 candidatos que ainda não obtiveram um resultado sobre seus pedidos de candidaturas. Entre os casos avaliados, 12.056 são considerados aptos até o momento, embora alguns pedidos ainda sejam alvos de recursos e outros 228 foram considerados inaptos. Destes, 146 não concorrem devido a renúncias, um por não conhecimento do pedido e 81 devido a indeferimento das candidaturas.
Entre os municípios da Comarca, que compreende as zonas eleitorais 33 e 128, não obtiveram a avaliação de nenhuma das candidaturas, até o momento, Passo Fundo, Coxilha e Pontão.
Mato Castelhano
Mato Castelhano integra a Comarca de Passo Fundo e está sob a abrangência da Zona 128, que tem como juiz eleitoral Luiz Christiano Aires. No município, uma das três candidaturas a prefeito já foi deferida, a de Crespim Rizzi do PSD, e as demais, de Ezevil Vieira Lopes (PP) e Jorge Agazzi (PDT) aguardam julgamento. Entre as 32 candidaturas a vereadores, apenas três aguardam apreciação e as demais já foram deferidas.
Ernestina
Ernestina, que também pertencente à Zona Eleitoral 128, já teve todos os registros de candidatura avaliados. As candidaturas de Odir João Boehm (PDT) e Paulo Penz (PSDB) a prefeito foram deferidas. Das 30 candidaturas aos nove cargos de vereador, somente a de Mauricio Adriano Goedel (PP) foi indeferida e aguarda julgamento de recurso sobre a decisão.
Tapejara
O município, pertencente à Zona 100, conta com dois candidatos a prefeito, sendo que um deles, Aldemir Gaiardo (PT), já recebeu deferimento à candidatura, enquanto que o atual prefeito Seger Luiz Menegaz (PMDB) ainda aguarda julgamento. Dos 38 candidatos a vereador que concorrem a 11 vagas, 19 já obtiveram o deferimento e os outros 19 esperam uma decisão.
Marau
Sob a abrangência da Zona 62, Marau ainda não teve nenhuma das três candidaturas a prefeito e das 79 a vereador avaliadas.
Tio Hugo
Sob a abrangência da Zona 117, com sede em Não-Me-Toque, Tio Hugo também não possui nenhum registro de candidatura julgado. São dois candidatos a prefeito e 28 que disputam nove cadeiras de vereador.