Mato Castelhano tem duas candidaturas a prefeito indeferidas

Os candidatos Ezevil Vieira Lopes (PP) e Jorge Agazzi (PDT) devem recorrer da decisão

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste momento, somente o empresário Crespim Rizzi (PSD) tem condições de concorrer a prefeito no município de Mato Castelhano. Os outros dois candidatos, os agricultores Ezevil Vieira Lopes (PP), que é o atual vice-prefeito, e Jorge Agazzi (PDT), vereador do município, tiveram seus registros indeferidos ontem. A decisão é do juiz Luiz Christiano Aires, responsável pela Zona Eleitoral 128.

Agazzi afirmou que até sexta-feira deve ser apresentado um recurso ao Tribunal Regional Eleitoral, em Porto Alegre. Segundo o candidato, o indeferimento se deve a um problema na prestação de contas da campanha eleitoral de 2008. “É uma bobagem, por causa de R$ 20,00 com uma ajuda de propaganda que a gente recebeu como doação da majoritária e acabou não constando na prestação de contas da majoritária”, relatou o vereador. Segundo ele também existe uma certidão emitida pela Justiça Eleitoral que abona sua aptidão para concorrer.

O candidato Ezevil Vieira Lopes esteve reunido no final da tarde de ontem com a executiva do PP municipal para definir detalhes sobre a atitude a ser tomada. “Vamos recorrer, vamos até o último ponto que houver”, garantiu. A prestação de contas na eleição municipal anterior, em que Ezevil foi eleito como vice-prefeito, também foi o que motivou o indeferimento.

Outra situação inusitada veio à tona esta semana. Mato Castelhano também foi apontado como um dos 35 municípios gaúchos a ter mais eleitores do que habitantes. São 2.641 eleitores e um número de 2.472 moradores.

Avaliação dos registros segue até dia 05

Os juízes eleitorais de todo o país têm até o dia 5 de agosto para julgarem os pedidos de registro de candidatura para o pleito municipal deste ano. No Rio Grande do Sul, 28.441 candidatos pediram registro, sendo 1.171 para o cargo de prefeito. A situação dos processos varia de cidade para cidade. Entre os maiores eleitorados do Estado, Porto Alegre e Caxias do Sul já ultrapassaram a marca dos 50% de pedidos julgados. Na Capital do Estado, foram 457candidatos considerados aptos a participar do pleito e nenhum indeferimento, até o momento. Na cidade da Serra gaúcha, já foram deferidos 266 pedidos sem, igualmente, haver qualquer indeferimento.

Gostou? Compartilhe