O lançamento da campanha da coligação Passo Fundo Unindo Gerações (PMDB, PP, PSDB, PTB e PTdoB) reuniu centenas de pessoas no CTG Lalau Miranda, durante o meio-dia de sábado. Filiados, amigos, candidatos e lideranças políticas compareceram ao evento marcado pela emotividade do candidato a prefeito Osvaldo Gomes (PMDB). Gomes fez um discurso permeado por lembranças e encerrou sua fala devido à comoção. Relembrou momentos vividos em outras eleições e personagens importantes. “Não vou falar sobre projeto de governo, sobre o que a gente vai fazer depois porque vamos ter muito tempo para isso, vamos ter espaço na televisão para divulgarmos as nossas propostas. Vou falar aqui sobre o momento de agora, dizer a todos os candidatos a vereador que vocês são extremamente importantes nesta campanha. Quem leva as candidaturas do prefeito e do vice aos lugares mais longínquos são vocês; quem vai chegar lá e defender a candidatura, contrapor quando houver adversários são vocês. Obrigada pela coragem de se dispor a concorrer”, agradeceu. O candidato a prefeito ainda falou sobre as virtudes do candidato a vice e da harmonia de ideias alcançada.
O candidato a vice, Rafael Bortoluzzi (PP) afirmou ser o período eleitoral o momento de partida para a grande festa da democracia, definindo o voto como única arma para mudar o presente. “Eu aceitei, Osvaldo, este desafio de caminhar ao teu lado porque tu me disse que tinha poucas intenções para a cidade de Passo Fundo, disse que queria apenas devolver a Prefeitura para seu verdadeiro dono: o povo”, contou. O candidato afirmou ainda contar com o apoio, o entusiasmo e a garra de candidatos e filiados.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB) destacou o desempenho de Gomes no primeiro debate entre os candidatos a prefeito, realizado momentos antes do evento, e a importância do trabalho a ser realizado até o dia 07 de outubro. O deputado estadual Caio Rocha (PMDB) declarou apresentar o depoimento de quem foi secretário do ex-prefeito por duas vezes. “Um testemunho sobre aqueles que trabalham para os menores, para os médios. E a comunidade de Passo Fundo está pedindo que vocês voltem, por isso quero trazer aqui a mensagem de apoio, de carinho, de motivação e de mobilização”, disse.
O presidente estadual do PTdoB, Natalino Sarápio, também levou sua mensagem de entusiasmo aos candidatos, assim como o presidente estadual do PP, Celso Bernardi. “Estamos pedindo ao eleitor de Passo Fundo que compare os candidatos, que compare as propostas e a trajetória de Osvaldo Gomes e de Rafael Bortoluzzi e veja que esta união, que esta parceria, é feita não para construir vitória de partidos, que não existem para si próprios, mas, pare ser instrumento e para beneficiar o povo. E nós precisamos de vocês. Que cada um se multiplique em trabalho”, conclamou Bernardi que também representou a senadora Ana Amélia Lemos e o ex-ministro Francisco Turra.
O prefeito de Marau, Vilmar Zanchin, esteve presente como representante do presidente estadual do PMDB, Ibsen Pinheiro. Zanchin destacou a importância de Passo Fundo no cenário estadual e citou as administrações de Osvaldo como exemplo para prefeituras peemedebistas que se sucederam em outros municípios.
O filho do senador Pedro Simon (PMDB), Tiago representou o pai durante o evento. “Eu venho em nome dele referendar esse grande companheiro, Osvaldo. Agora vamos decidir o futuro da nossa cidade. Nestes próximos meses cada um é responsável por decidir que Passo Fundo quer para os próximos quatro anos”, afirmou.
O deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) fez uma analogia entre a coligação e o acendimento coletivo da pira olímpica. “Estamos acendendo aqui a chama de Passo Fundo, o que estamos presenciando aqui é um pouquinho do que sentimos nas ruas, nos bairros; é a aspiração da comunidade pela mudança”, disse o parlamentar.
Os deputados federais do PP, Jerônimo Goergen e Afonso Hamm também compareceram. “Traga aqui o pedido e o apelo para saiamos daqui hoje com uma militância aguerrida ruma a uma grande vitória no dia 07”, conclamou Goergen. O deputado Hamm tratou sobre a importância da organização partidária e a união entre progressistas e peemedebistas. O parlamentar também prometeu o apoio em Brasília a um eventual governo.