As cartas convocatórias para os mesários cadastrados na 128ª Zona Eleitoral podem começar a ser retiradas no Cartório. De acordo com a chefe cartorária, Cristina Bohrer o cadastro da zona eleitoral que abrange Passo Fundo, Ernestina e Mato Castelhano foi fechado no sábado, 28. Mesmo assim, que tiver interesse em atuar como mesário voluntário ainda pode se cadastrar para a segunda chamada. Os eleitores de Passo Fundo listados em primeira chamada precisam retirar a carta convocatória no cartório eleitoral para dar ciência sobre a mesma. Para os mesários que vão atuar nos municípios vizinhos, a convocação será encaminhada para a distribuição pelas respectivas prefeituras.
O número total de mesários é o mesmo da eleição de 2010 e soma mais de 1,6 mil pessoas que devem receber treinamento na primeira semana de setembro. Pela 128ª zona serão 848 eleitores atuando para auxiliar a votação em 212 seções, além de 38 secretários de prédio. Oito seções foram agregadas a outras devido à quantidade reduzida de eleitores que atendem e pelo processo de votação na eleição municipal ser mais rápido do que em eleições gerais. Cada seção eleitoral é composta por quatro pessoas: presidente, 1º e 2º mesários e secretário.
Números similares contemplam a 33ª Zona Eleitoral – que abrange Passo Fundo, Coxilha e Pontão – que tem a expectativa de fechar o cadastro para a primeira chamada até o final desta semana. A zona atua no registro de pesquisas, de candidatos e na prestação de contas, serviços que estão sendo priorizados neste momento.
Restrições
Não podem atuar como mesários aqueles que forem:
- Candidatos nestas eleições
- Cônjuges de candidatos ou parentes até 2º grau (irmãos, filhos, pais, cunhados, genros, noras, sogros, netos e avós)
- Autoridades e agentes policiais
- Funcionários públicos no desempenho de cargo de confiança (CC)
- Menores de 18 anos