Município de Passo Fundo recebe homenagem da Assembleia

Comemoração dos 155 anos de emancipação político-administrativa foi lembrada na sessão plenária de ontem

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O aniversário de Passo Fundo foi lembrado na tarde de ontem (14) na Assembleia Legislativa. O deputado Dr. Basegio (PDT) ocupou o Grande Expediente da sessão plenária para homenagear a cidade, que completou 155 anos de emancipação político-administrativa. O parlamentar iniciou seu discurso remontando o histórico da cidade. “O rio Passo Fundo foi testemunha de todos os momentos da nossa história. Viu chegar o índio, se aproximar o bandeirante explorador, o povoador, o trabalhador imigrante, viu passar o tropeiro, chegar o cargueiro, se instalar o comerciante, mais tarde o industriário, o estudante e todos os demais que vieram somar esforços para construir esta gente alegre e esta terra hospitaleira”, destacou Basegio.

Prestigiaram o Grande Expediente o prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, vereador Luiz Miguel Scheis, o secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Claudemir Bragagnolo (representante do governador do Estado, Tarso Genro), a defensora pública-geral em exercício, Luciana Kern, o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins (representando a prefeitura de Porto Alegre), o delegado Paulo Videla Ruschel (representando a Polícia Civil) e o vice-presidente da FIERGS, Antônio Roso.

Dr. Basegio agradeceu os empreendedores que acreditam no potencial da capital do Planalto Médio. “Depositaram seus sonhos, objetivos, trabalharam e concretizaram seus negócios. Cresceram e proporcionaram o desenvolvimento da nossa terra.” O deputado ressaltou ainda os números que mostram o bom momento econômico do município e a sua importância como centro de referência para a saúde e educação. “Somos a cidade que tem maior índice de leitores do país; a média de leitura é de 6,5 livros por habitante/ano.” Dr. Basegio lembrou ainda que a cidade é a Capital Nacional de Literatura, e de outros grandes eventos, e homenageou ilustres passo-fundenses.
Manifestaram-se nos apartes os deputados Ronaldo Santini (PTB), Luciano Azevedo (PPS), Miki Breier (PSB), Pedro Westphalen (PP), Altemir Tortelli (PT), Raul Carrion (PCdoB) e Gilberto Capoani (PMDB).

Gostou? Compartilhe