Amanda SchArr/ON
Importantes áreas públicas estão abandonadas ou sem o devido aproveitamento em Passo Fundo. São, muitas vezes, locais nobres que já tiveram um passado áureo – possuem importância histórica e cultural – mas que atualmente não servem à população da maneira desejada. Dois exemplos bastante claros são o Parque da Gare e o antigo Quartel do Exército. Grandes espaços situados na região central da cidade, mas que não estão plenamente incorporados à vida da comunidade, ou mesmo carecem de investimentos que qualifiquem e permitam a manutenção de suas infraestruturas.
O Parque da Gare, apesar da área ampla, é pouco utilizado pela população que reclama a falta de segurança, limpeza e iluminação. Inclusive, uma manifestação pública de moradores do entorno foi realizada há uma semana, como meio de reivindicar melhorias. Já o Quartel, que tem seus prédios visivelmente corroídos pelo tempo e ausência de cuidados, atualmente sedia várias secretarias municipais e outras repartições públicas. Embora não se questione a relevância dos serviços ali alocados, parece pertinente uma destinação mais proveitosa para o lugar, considerando tanto a localização, como a característica histórica do prédio combinada a uma considerável área livre.
A atual administração tem um estudo em andamento que prevê a elaboração de projetos para estes e outros espaços, mas os planos ainda não estão definidos. Para saber o que pretende o futuro prefeito, a todos os candidatos ON fez uma mesma pergunta: “O que o senhor propõe para espaços públicos que atualmente estão subutilizados ou longe da situação ideal, como o antigo Quartel do Exército e o Parque Gare?”. Confira as respostas.
Bradimir da Silva (PSTU)
Acreditamos como socialistas, que a vida deva ser plena. Hoje nós trabalhadores não temos espaço adequados para práticas esportivas e culturais. Proporemos ao Conselho Popular, que estes espaços sejam mais bem equipados e reestruturados, respeitando o Patrimônio Público e Histórico e o meio ambiente. Faremos ainda vários eventos, se possível, semanais para que se crie um caldo cultural, de conversão do povo para estes locais. E defenderemos ainda a criação de espaços culturais nos bairros, o que ajudaria a criar uma nova cultura, a do lazer, do esporte, da vida frente ao lucro e ao consumismo capitalista.
Luciano Azevedo (PPS)
Existem muitos espaços públicos em Passo Fundo a serem resgatados. Quanto ao Parque da Gare, pretendemos transformá-lo no grande local de encontro das famílias e jovens, com segurança, limpeza, iluminação e novos equipamentos públicos. Vamos moderniza-lo e não permitiremos que seja depredado ou agredido. É dever do Poder Público assegurar que um espaço tão importante tenha utilização plena. Quanto ao Quartel do Exército queremos discutir com a cidade um grande projeto para a área que está no coração de Passo Fundo. Democratizar esta decisão é a melhor alternativa para produzir consenso sobre uma área tão importante.
Marcelo Zeni (PSOL)
Os locais não são utilizados porque não existe uma infraestrutura que motive os passo-fundenses a frequentá-los. O espaço da Gare pode ser usado como um local para exposição dos artesãos nos finais de semana. Também para que os idosos encontrem-se para integração disponibilizando, para tanto, um professor de tai chi chuan em algumas horas diárias, assim como uma estrutura adequada: mesas para jogos de cartas, bocha, damas, xadrez. Quanto ao Quartel é preciso restaurá-lo, tirando os órgãos municipais de lá e colocando-os num local adequado. Assim poderia contar com cafés, bares e restaurantes com constantes eventos culturais, abrindo espaço para os artistas e estimulando a produzirem e mostrarem sua criação.
Rafael Bortoluzzi (PP)
Tanto a área do Quartel quanto o Parque da Gare são lugares fantásticos da nossa cidade. Enquanto prefeito da nossa cidade, Osvaldo retomou a área do Quartel com a intenção de criar um grande parque, um espaço agradável para convivência, lazer, entretenimento e cultura da nossa população. Buscaremos através de parcerias público-privadas desenvolver projetos nesse sentido. Assim como Porto Alegre possui a Redenção e o Parcão, vamos revitalizar nossas praças e espaços públicos para que sejam efetivamente aproveitados pelos passo-fundenses.
Rene Cecconello (PT)
Já está em elaboração o plano de estruturação de áreas verdes e de espaços livres de uso público da nossa cidade (dentro do projeto de financiamento do BID e contrapartida do Município), pela Idom (empresa espanhola que venceu a licitação). Os locais como o antigo Quartel e a Gare terão projetos próprios, para que sirvam como espaços de esporte, cultura e lazer. Para executar obras dentro deste plano que está em elaboração, há recursos já previstos de R$ 5 milhões; e que serão aplicados no máximo até meados de 2014. Este serão dois espaços que logo, logo estarão em outro patamar, para ser utilizados pela população.