O que o seu candidato pretende para a Saúde

Nos planos de governo estão documentadas as intenções e prioridades daqueles que disputam a administração municipal

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Amanda SchArr/ON

O ON inicia uma sequência de matérias sobre as propostas de governo registradas junto ao Tribunal Regional Eleitoral pelos candidatos a prefeito de Passo Fundo. Os registros da síntese das propostas defendidas são uma obrigação legal a todos que disputam uma eleição majoritária e devem informar as diretrizes para setores prioritários da administração. Funcionam como um documento oficial e público sobre as principais linhas de atuação pretendidas. Podem ser consultados pela internet no site da Justiça Eleitoral (www.tse.jus.br) junto ao perfil de cada candidato e serve ao eleitor como instrumento de análise durante o período de campanha e também como ferramenta de fiscalização durante o mandato do eleito.

Os candidatos podem ter aprimorado e complementado suas propostas apresentadas à Justiça Eleitoral, mas como somente ela está documentada é que se optou por leva-la como base para o leitor.

O tema inicial é a saúde, setor em que o município é considerado referência, mas também é uma área em que Passo Fundo aparece mal colocado no ranking de investimentos. O município figura em 434º quando o assunto é o percentual do orçamento aplicado em saúde, de acordo com estudo mais recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) relativo ao período de 2006 a 2010.

Propostas de Bradimir da Silva (PSTU)
O candidato propõe como meta a ampliação e melhoria dos equipamentos do Hospital Municipal aliado ao investimento para aumentar os atendimentos da medicina preventiva e alternativa.

Propostas de Luciano Azevedo (PPS)
A meta do candidato é ampliar o atendimento de saúde à população, disponibilizando maior número de médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos e outros agentes públicos de saúde. A ideia é implantar novos centros e ambulatórios, para a realização de maior quantidade de exames e consultas, assim como garantir a disponibilização de medicamentos essenciais.

Propostas de Marcelo Zeni (PSOL)
Entre as sete propostas do candidato para a área da saúde estão a priorização dos programas de prevenção, com o combate aos vetores transmissores de doenças infecciosas e a integração entre os sistemas escolar e de saúde como via para prover assistência médica e educar para a saúde. Zeni também pretende complementar a implementação do Sistema Único de Saúde em todo o município, com auditoria das verbas do SUS, além de garantir a assistência médica à população em tempo hábil, a começar pelo atendimento das áreas mais pobres, e realização de concurso público para contratação urgente de pessoal especializado.

Propostas de Osvaldo Gomes (PMDB)
Entre as 11 propostas distintas para a gestão da saúde pública no município Osvaldo promete a profissionalização da Saúde com o oferecimento de educação permanente dos trabalhadores da saúde e a reestruturação do Hospital Municipal para a implantação de um Centro de Especialidades complementar ao sistema de saúde. Outra proposta é a instalação de Unidades de Pronto Atendimento – UPAs – que possuem funcionamento 24 horas e que poderiam diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Se destaca ainda a proposta de “fila zero”, com a implantação de um sistema central de consultas, otimizando o atendimento para a comunidade em todos os bairros da cidade.

Gomes pretende também implementar o projeto Saúde do Servidor, oportunizando atendimento de saúde mental, serviço social, terapia ocupacional, convivência e grupos terapêuticos, visando a diminuição das faltas dos servidores e a melhora na qualidade de vida dos servidores municipais.

Proposta de Rene Cecconello (PT)
Na proposta registrada por Cecconello, a saúde aparece de forma transversal dentro do terceiro eixo temático. Quando detalha a “Promoção do Direito à Cidade” o plano cita a garantia do direito à saúde. Na carta de compromisso destinada à população o candidato cita a ampliação dos investimentos na área, com destaque para a saúde da família, que segundo o registrado, chegará a todas as pessoas. A extensão do programa será feira com ações de educação, promoção, proteção e cuidado da saúde, com acesso ao atendimento médico, odontológico, medicamentos e exames, além de atendimento nos hospitais. Não são especificadas ações.

A íntegra das propostas de governo de todos os candidatos a prefeito de Passo Fundo registradas na Justiça Eleitoral estão disponíveis na página www.divulgacand2012.tse.jus.br. Basta selecionar o estado, o município, visualizar os candidatos a prefeito, abrir o perfil desejado e clicar na opção “proposta” para baixar o PDF.
Gostou? Compartilhe