Ministro Brizola Neto faz palestra e cumpre agenda política

Ministro defendeu que o país precisa investir na educação básica e na qualificação profissional para sustentar a estabilidade econômica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter Lopes/ON

O Prefeito Airton Dipp recebeu, nesta sexta-feira (21), a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto. Ele veio companhado dos deputados estaduais Juliana Brizola e Diogenes Basegio, do deputado federal Giovani Cherini, do secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta e do superintendente do Ministério do Trabalho no RS, Cláudio Correa.

Esta foi a primeira visita do ministro a Passo Fundo desde que assumiu o Ministério, em maio. O principal objetivo seria para acompanhar a cerimônia de inauguração da fábrica da Ambev, que aconteceria ontem, mas que acabou sendo suspensa. Mas, a visita também serviu para ele palestrar em um evento conjunto dos sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e dos Trabalhadores da Indústria e Comércio Mobiliário (STICM).

Em entrevista coletiva aos órgãos de imprensa, Brizola Neto, avaliou os últimos números de emprego no país e no município. Segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o desempenho nacional em agosto foi o pior do ano, gerando 100.9 mil vagas, uma queda de 47% ante o mesmo mês de 2011, e de 29% em comparação a julho. Em Passo Fundo, os números são mais animadores: agosto fechou com um saldo positivo de 51 novos empregos e um crescimento de 0,09%. No entanto, foi o terceiro pior resultado em 2012. No ano, o saldo ainda é positivo, em 1,82%. A construção civil, na soma dos oito primeiros meses do ano, contratou 367 pessoas a mais que demitiu.

Para o ministro, o país vive um momento econômico sólido em relação ao cenário mundial, possibilitando um quadro mais ameno em relação ao emprego. “As políticas de emprego são um conjunto de ações de diversos ministérios do governo. Há dez anos, nossas politicas macroeconômicas eram um verdadeiro obstáculo ao investimento produtivo e ao trabalho, e eram um convite a especulação. Hoje as principais políticas são direcionadas ao enfrentamento das questões macroeconômicas, o que tem garantido um quadro de emprego diferenciado em relação ao resto do mundo”, explicou.

Defensor de mais investimentos na capacitação profissional para impulsionar o emprego no país, o ministro disse que, depois de estabilizar a economia, hoje o maior desafio do país é promover uma política mais efetiva de educação. “O caminho do desenvolvimento nacional ele passa, necessariamente por um grande investimento, que é a educação normal, curricular, mas também a qualificação profissional, a inovação, a tecnologia, sem tocar, naquilo que é sagrado, que são os direitos e garantias dos trabalhadores”, finalizou.

Depois dos compromissos ministeriais, Brizola Neto se integrou a caravana trabalhista para participar de eventos políticos na região. Ontem à noite, ele participou de uma reunião com os dirigentes do PDT em Carazinho e de um comício em Sarandi. Hoje (22) ele participa de uma caminhada e bandeiraço dos candidatos do PDT em Palmeira das Missões

Gostou? Compartilhe