Natália Fávero/ON
A sexta-feira (05) foi de correria no Cartório Eleitoral de Passo Fundo que abrange duas zonas eleitorais (33ª e a 128ª). As 382 urnas que serão utilizadas na eleição municipal em Passo Fundo receberam uma última inspeção e serão distribuídas para os locais de votação na manhã deste sábado (06). Muitos eleitores procuraram o cartório para retirar o formulário de justificativa do voto e alguns mesários pediram esclarecimentos em relação a atuação no dia das eleições.
As urnas eletrônicas serão distribuídas a partir das 7h de sábado. O transporte será realizado por uma empresa terceirizada conforme os roteiros definidos. Serão utilizados 12 veículos. Cada seção eleitoral terá uma pessoa responsável que confirmará a chegada dos equipamentos. A rua Júlio de Castilhos, onde está localizado o cartório, ficará trancada no sábado entre as 07 e 12h e no domingo o dia todo.
Os servidores fizeram os últimos ajustes na sexta-feira como contatos com mesários, divisão de tarefas entre servidores, impressão de material informativo e tratativas de logística das urnas, além de dar andamento nas representações jurídicas. Segundo a chefe da 128ª
zona eleitoral, Cristina Bohrer, mais de 50 representações tramitaram no cartório desde o início da propaganda eleitoral, principalmente reclamações de inserções de propagandas nas rádios e TVs.
Recomendações
A chefe da 128ª zona eleitoral enfatizou a necessidade dos mesários não se atrasarem no domingo e salientou as restrições de propaganda e manifestações por parte dos eleitores, mesários e fiscais. “Os eleitores podem realizar manifestação individual e silenciosa, através de bandeira enrolada, broches, dísticos e adesivos. Os fiscais partidários só podem usar crachás com o nome e sigla do partido ou coligação. Os mesários não podem usar vestuário ou objeto que contenha propaganda”, explicou Cristina.
Denúncias podem ser realizadas no Cartório Eleitoral ou no Ministério Público. Informações pelos telefones (54) 3313-4226 ou (54) 3313-5877.