Os eleitores dos municípios do Rio Grande do Sul que terão segundo turno e que se encontrarem fora de seu domicílio eleitoral no dia 28 de outubro, dia do pleito, poderão justificar sua ausência às urnas em cartórios eleitorais de todo o Estado e em postos montados especificamente para esse fim.
Em Porto Alegre, além da Central de Atendimento ao Eleitor, haverá postos para receber o formulário de justificativa na Estação Rodoviária e no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Já os eleitores fora de seu domicílio eleitoral que estiverem em Pelotas, única cidade do Estado que terá segundo turno, poderão justificar sua ausência em qualquer seção de votação do município.
Junto com o requerimento de justificativa eleitoral, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certificado de reservista), além do seu título de eleitor. Se o eleitor não estiver portando seu título, deverá ao menos saber o número de sua inscrição eleitoral.
O formulário para justificativa está à disposição, gratuitamente, nos cartórios eleitorais, nas centrais de atendimento ao eleitor ou no site do TSE.