Na sessão plenária de quarta-feira (21) o vereador Juliano Roso (PCdoB), utilizou o espaço do Grande Expediente para fazer um pequeno apanhado dos seus três mandatos, em tom de despedida da Casa. A partir de 1º de janeiro o comunista deixa a Câmara de Vereadores e assume o cargo de vice-prefeito. “A Câmara de vereadores é uma escola política, aprendi muito nesta aqui, me deu uma grande experiência como político”, disse. Roso prestou contas das propostas feitas ao longo dos seus mandatos: foram 73 projetos apresentados, dos quais 33 aprovados.
Entre os destaques da trajetória como vereador citou as matérias que resultaram na criação do Fundo Municipal de Cultura; a lei que permite a venda e aceitação das passagens estudantis nas férias escolares e nos feriados; lei de parcelamento do ITBI em até 12 vezes no ano fiscal; recesso de 45 dias no ano na Câmara Municipal; a lei que permite a instalação de catracas eletrônicas nos coletivos urbanos mantendo o cobrador nos coletivos.
Juliano ainda recordou os temas levantados ao longo da atua parlamentar a insta, como a instalação da Universidade Federal no município, a Ferrosul passando pela região de Passo Fundo, o combate ao nepotismo tanto na Câmara quanto no Executivo municipal. Finalizando o seu espaço, agradeceu seus colaboradores, funcionários do Legislativo Municipal e seus colegas vereadores que ao longo dos mandatos contribuíram com o seu trabalho e à comunidade pelo carinho recebido e pela oportunidade.
Transferido
Não houve Ordem do Dia e os vereadores deixaram para o início da semana a votação do projeto que estipula o Orçamento do Município para o próximo ano. A análise ocorreria na sessão plenária de quarta-feira (21), mas foi transferida para a segunda-feira, dia 26. Foram apresentadas 72 emendas, já analisadas pela Comissão de Orçamento e Tomara de Contas (COTC) e o valor total previsto para 2013 é de R$ 428 milhões.
Cidadão Honorário
Por sugestão do vereador Márcio Tassi (PTB), o diretor-presidente da BSBIOS Erasmo Carlos Battistella receberá o título Cidadão Honorário de Passo Fundo. A proposta foi aprovada no início desta semana.