Livro Cabo de Guerra é lançado em Passo Fundo

Na manhã de ontem o jornalista Políbio Braga e a ex-governadora do Estado visitaram a sede de O Nacional

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O jornalista Políbio Braga e a ex-governadora do Estado Yeda Crusius visitaram o jornal O Nacional na manhã de ontem. Na oportunidade eles entregaram um exemplar do livro Cabo de Guerra ao presidente do Grupo Editorial O Nacional Mucio de Castro Filho. A obra é fruto de uma investigação de três anos do jornalista acerca dos diversos fatos que marcaram o mandato de Yeda à frente do governo do Estado.

Apesar de não ter participação na produção do livro. Yeda faz questão de percorrer o Estado junto ao jornalista para divulgar a obra. “Viajo com ele em gratidão pelo trabalho”, justifica. O jornalista destaca que acompanhou todo o processo da ação de improbidade administrativa pelo qual a ex-governadora passou, bem como os pedidos de afastamento e de bloqueio dos bens de Yeda e a tentativa de um impeachment. “Não havia razões para o bloqueio nem provas diretas ou indiretas que levassem ao nome da governadora. Todo processo corria em segredo de justiça”, destaca sobre o episódio que ele classifica como um espetáculo midiático dos procuradores do Ministério Público Federal que convocaram uma coletiva para acusar Yeda.

Políbio foi o primeiro jornalista a ter acesso a todo o processo e quebrou, por conta própria, o segredo de justiça. Ele publicou todo o material obtido por acreditar que o interesse público se sobressaia ao segredo de justiça do caso. “Li todo o material porque queria saber o que estava acontecendo e não havia nada. Nem provas ou testemunhas”, lembra. A obra se dedica ainda a contar como o programa déficit zero desenvolvido pela ex-governadora possibilitou ao Estado reconquistar o equilíbrio econômico.

Na obra, todos os movimentos e envolvidos na tentativa de derrubar a ex-governadora são chamados de o Eixo do Mal. Em quase 500 páginas diversos outros episódios são relatados, além de fazer críticas a Tarso Genro que ocupava o cargo de Ministro da Justiça à época. “É sobre a verdade dos fatos ocorridos que trata esse livro”, diz a última frase da introdução.

O lançamento da obra em Passo Fundo aconteceu na tarde de ontem na Ramires – Revisteira e Livraria. A sessão de autógrafos contou com a presença da ex-governadora Yeda Crusius. A visita foi ainda acompanhada de Evandro Zambonatto, Luciano Crusius e Paulo Crusius.

Gostou? Compartilhe