Cinco suplentes assumem vagas deixadas por deputados empossados prefeitos

Dos cinco suplentes que integrarão o Parlamento em 3 de janeiro, três assumirão como titulares.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cinco suplentes de deputados estaduais irão tomar posse na Assembleia Legislativa, em cerimônia realizada no dia 3 de janeiro de 2013, às 14h30, no Salão Júlio de Castilhos, 1º andar do Palácio Farroupilha. São eles Marcos Daneluz (PT), Nelson Härter (PMDB), Elisabete Felice (PSDB), Vinícius Ribeiro (PDT) e Décio Franzen (PDT). De acordo com o artigo 8º do Regimento Interno da Casa, durante o período do recesso parlamentar, os suplentes deverão tomar posse perante o presidente do Legislativo, deputado Alexandre Postal (PMDB).

A entrada dos suplentes se deve à posse, em prefeituras gaúchas, dos deputados Alceu Barbosa (PDT), Alexandre Lindenmeyer (PT), Luciano Azevedo (PPS), Luis Fernando Schmidt (PT), Marco Alba (PMDB) e Paulo Azeredo (PDT), em 1º de janeiro de 2013. Por estar previsto o retorno da secretária geral de Governo Miriam Marroni ao cargo de deputada estadual titular no início de 2013, não deverá haver a vinda para o Parlamento do quinto suplente do PT, Zilmar Rocha.

 

Alterações

Dos cinco suplentes que integrarão o Parlamento em 3 de janeiro, três assumirão como titulares: Elisabete Felice (PSDB), na vaga de Luciano Azevedo (PPS), Nelson Härter (PMDB), na vaga de Marco Alba (PMDB), e Vinícius Ribeiro (PDT), na vaga de Alceu Barbosa (PDT).

Os outros dois – Décio Franzen (PDT) e Marcos Daneluz (PT) – passarão a compor a suplência de suas respectivas bancadas. Franzen assume na suplência da bancada do PDT, até então ocupada por Paulo Azeredo (PDT), por estar o deputado titular Ciro Simoni (PDT) à frente da Secretaria Estadual de Saúde. Já Daneluz assume na suplência da bancada do PT, na mesma condição em que já está o deputado Aldacir Oliboni (terceiro suplente do PT), por estarem em secretarias estaduais os deputados titulares Luiz Fernando Mainardi e Stela Farias, ambos do PT. Com as alterações, o deputado Jeferson Fernandes, primeiro suplente do PT, irá se tornar titular da bancada petista.

Com as posses dos cinco suplentes, muda também a composição da 53ª Legislatura. A bancada do PSDB, que até o momento é composta por cinco parlamentares, ganha mais uma cadeira, que será ocupada por Elisabete Felice. Já o PPS, que agora tem dois parlamentares, ficará com apenas um representante na bancada, Paulo Odone. Isso ocorre porque os dois partidos, junto com outras siglas, disputaram as eleições de 2010 coligados.

Outra mudança será a ampliação do número de deputadas. Com a vinda de Elisabete Felice e o retorno de Miriam Marroni, serão oito as parlamentares, todas titulares: Ana Affonso e Marisa Formolo (PT), Maria Helena Sartori (PMDB), Juliana Brizola (PDT), Silvana Covatti (PP) e Zilá Breitenbach (PSDB). Caso a deputada Stela Farias (PT), que atualmente é secretária estadual da Administração e dos Recursos Humanos, reassuma sua vaga, a Casa contará com nove deputadas.

Gostou? Compartilhe