A despedida oficial do prefeito de Passo Fundo Airton Lângaro Dipp do Paço Municipal só ocorrerá na próxima terça-feira, 1º de janeiro, quando acontece a cerimônia de transmissão de cargo para o prefeito eleito, Luciano Azevedo. Mas já há alguns dias, e especialmente nesta sexta-feira (28), Dipp iniciou a sua despedida simbólica na sede do governo municipal.
Pontualmente às 9h dessa sexta-feira, o prefeito Airton Dipp chegou à prefeitura para o seu último expediente. Como de costume, se dirigiu ao gabinete para iniciar o dia de trabalho. No trajeto, duas funcionárias da prefeitura aproximaram-se para se despedir. Com um olhar emocionado e poucas palavras uma delas agradeceu Dipp pelo tempo pelo qual trabalhou com ele e deixou escapar: “o senhor sabe que mora no meu coração”. Discreto, o chefe do executivo por oito anos fez questão de destacar: “são minhas amigas”.
Já na entrada do gabinete fez questão de seguir a rotina, apesar de já ter o preparado para entregar ao novo prefeito Luciano Azevedo, Dipp despachou com os secretários César Bilibio, das Finanças, e Paulo Magro, da Administração, que lhes apresentaram os saldos das contas da Prefeitura e os preparativos para a entrega dos equipamentos para os novos gestores.
Entre as últimas decisões e assinaturas explicou que aquele era um dia atípico, já que durante todo o período do governo não havia tanta calmaria. Em dias normais, além de todas as audiências agendadas, era comum encontrar pessoas o esperando para resolver alguma situação. Quando podia fazia questão dar o encaminhamento necessário, ou pelo menos de orientar sobre como deviam proceder.
Mas nos últimos dias, Dipp foi surpreendido com visitas e ligações de colegas, moradores, servidores, empresários e moradores de todos os cantos da cidade, que lhe prestaram homenagens e agradecimentos, além de desejar sucesso para um futuro que vem pela frente, segundo o prefeito ainda incerto. Para encerrar com chave de ouro, Dipp recebeu o Padre Alcides Guareschi, que atuou como seu secretário de Educação entre 2005 a 2008. “É muito bom ser cumprimentado na hora da saída, especialmente pelo Padre Alcides, que é uma liderança importante da cidade”.
Cenas de emoção
O turno da tarde do seu último dia de expediente foi reservado para compromissos externos, que lhe trouxeram grandes emoções. No bairro Planaltina, fez a entrega do primeiro Telecentro que vai atender a comunidade acolhida pelo Cras. Em seguida, inaugurou o segundo Telecentro no Cras do bairro Professor Schisler. E, no final da tarde, realizou a entrega do novo ginásio para a Uampaf e mesmo se despedindo do cargo, em cada local, Dipp fez questão de inspecionar e questionar a funcionalidade de cada obra.
Como de costume em toda a sua história política, também cumprimentou cada uma das pessoas. Já em clima de despedida, agradeceu o empenho e a colaboração de cada um no seu governo e emocionou-se ao ganhar flores de uma pequena miss representando os moradores do Bairro Schisler.
De seu secretário Adriano da Silva (Semcas), o prefeito recebeu o agradecimento por sua indicação. “Se algum dia me perguntarem em quem eu me inspirei como homem público, eu vou dizer: eu me inspirei no Dipp”, disse emocionado o secretário da Assistência Social. Mas no discurso do ex-presidente da Codepas, Saul Spinelli, que Dipp mais se emocionou: “Numa época em que político é ladrão, corrupto, que tira dinheiro da saúde, rouba, desvia e enriquece, o Dipp governou. É um homem simplório, que entra e sai da mesma forma: um homem decente.”
Depois de receber abraços calorosos em sinal de agradecimento pelas ações realizadas nestes últimos oito anos em que foi prefeito da cidade, Dipp entrou no carro e desabafou: “Vivi tantos dias como este, perto dos passo-fundenses, recebendo abraços e agradecimentos, mas hoje é um dia especial. Me sinto emocionado e, especialmente, satisfeito por tudo o que conquistamos com a população”.
Ano-novo
Neste final de semana, Dipp ainda permanece em Passo Fundo. Na companhia de sua esposa Cristina, pretende passar a virada do ano no Clube Comercial, como faz questão de fazer há pelo menos oito anos. Na terça-feira, acompanha a posse dos vereadores, a eleição da mesa diretora e, a partir das 17 horas realiza oficialmente a entrega da gestão do município ao prefeito eleito, Luciano Azevedo.
Com sorriso no rosto, Dipp se despede do Paço Municipal
· 3 min de leitura