Com sorriso no rosto, Dipp se despede do Paço Municipal

ON acompanhou o último dia de expediente de Airton Lângaro Dipp, prefeito de Passo Fundo nos últimos oito anos, que se despediu do cargo reproduzindo boa parte das cenas que se tornaram rotina em oito anos de mandato.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A despedida oficial do prefeito de Passo Fundo Airton Lângaro Dipp do Paço Municipal só ocorrerá na próxima terça-feira, 1º de janeiro, quando acontece a cerimônia de transmissão de cargo para o prefeito eleito, Luciano Azevedo. Mas já há alguns dias, e especialmente nesta sexta-feira (28), Dipp iniciou a sua despedida simbólica na sede do governo municipal.

Pontualmente às 9h dessa sexta-feira, o prefeito Airton Dipp chegou à prefeitura para o seu último expediente. Como de costume, se dirigiu ao gabinete para iniciar o dia de trabalho. No trajeto, duas funcionárias da prefeitura aproximaram-se para se despedir. Com um olhar emocionado e poucas palavras uma delas agradeceu Dipp pelo tempo pelo qual trabalhou com ele e deixou escapar: “o senhor sabe que mora no meu coração”. Discreto, o chefe do executivo por oito anos fez questão de destacar: “são minhas amigas”.

Já na entrada do gabinete fez questão de seguir a rotina, apesar de já ter o preparado para entregar ao novo prefeito Luciano Azevedo, Dipp despachou com os secretários César Bilibio, das Finanças, e Paulo Magro, da Administração, que lhes apresentaram os saldos das contas da Prefeitura e os preparativos para a entrega dos equipamentos para os novos gestores.

Entre as últimas decisões e assinaturas explicou que aquele era um dia atípico, já que durante todo o período do governo não havia tanta calmaria. Em dias normais, além de todas as audiências agendadas, era comum encontrar pessoas o esperando para resolver alguma situação. Quando podia fazia questão dar o encaminhamento necessário, ou pelo menos de orientar sobre como deviam proceder.

Mas nos últimos dias, Dipp foi surpreendido com visitas e ligações de colegas, moradores, servidores, empresários e moradores de todos os cantos da cidade, que lhe prestaram homenagens e agradecimentos, além de desejar sucesso para um futuro que vem pela frente, segundo o prefeito ainda incerto. Para encerrar com chave de ouro, Dipp recebeu o Padre Alcides Guareschi, que atuou como seu secretário de Educação entre 2005 a 2008. “É muito bom ser cumprimentado na hora da saída, especialmente pelo Padre Alcides, que é uma liderança importante da cidade”.

Cenas de emoção
O turno da tarde do seu último dia de expediente foi reservado para compromissos externos, que lhe trouxeram grandes emoções. No bairro Planaltina, fez a entrega do primeiro Telecentro que vai atender a comunidade acolhida pelo Cras. Em seguida, inaugurou o segundo Telecentro no Cras do bairro Professor Schisler. E, no final da tarde, realizou a entrega do novo ginásio para a Uampaf e mesmo se despedindo do cargo, em cada local, Dipp fez questão de inspecionar e questionar a funcionalidade de cada obra.

Como de costume em toda a sua história política, também cumprimentou cada uma das pessoas. Já em clima de despedida, agradeceu o empenho e a colaboração de cada um no seu governo e emocionou-se ao ganhar flores de uma pequena miss representando os moradores do Bairro Schisler. 

De seu secretário Adriano da Silva (Semcas), o prefeito recebeu o agradecimento por sua indicação. “Se algum dia me perguntarem em quem eu me inspirei como homem público, eu vou dizer: eu me inspirei no Dipp”, disse emocionado o secretário da Assistência Social. Mas no discurso do ex-presidente da Codepas, Saul Spinelli, que Dipp mais se emocionou: “Numa época em que político é ladrão, corrupto, que tira dinheiro da saúde, rouba, desvia e enriquece, o Dipp governou. É um homem simplório, que entra e sai da mesma forma: um homem decente.”

Depois de receber abraços calorosos em sinal de agradecimento pelas ações realizadas nestes últimos oito anos em que foi prefeito da cidade, Dipp entrou no carro e desabafou: “Vivi tantos dias como este, perto dos passo-fundenses, recebendo abraços e agradecimentos, mas hoje é um dia especial. Me sinto emocionado e, especialmente, satisfeito por tudo o que conquistamos com a população”.

Ano-novo
Neste final de semana, Dipp ainda permanece em Passo Fundo. Na companhia de sua esposa Cristina, pretende passar a virada do ano no Clube Comercial, como faz questão de fazer há pelo menos oito anos. Na terça-feira, acompanha a posse dos vereadores, a eleição da mesa diretora e, a partir das 17 horas realiza oficialmente a entrega da gestão do município ao prefeito eleito, Luciano Azevedo.


Gostou? Compartilhe