Na Câmara dia de arrumar a casa

Alguns dos novos vereadores ainda estão desalojados e improvisaram locais para trabalhar enquanto os novos gabinetes não ficam prontos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O primeiro dia útil do ano, 02, na Câmara Vereadores foi marcado pelo improviso e alguma desordem. Alguns dos novos parlamentares precisaram se adaptar e achar jeito de driblar a falta de gabinete. O espaço que está sendo construído no antigo estacionamento dos vereadores terá oito escritórios e a promessa é que fique pronto até o dia 15 de janeiro, mas nem os próprios vereadores estão confiantes nessa previsão. Enquanto isso, a falta de espaço é remediada da maneira possível. O plenarinho, por exemplo, está sendo compartilhado pela vereadora Claudia Furlanetto (PT) e pelo vereador Sidnei Ávila (PDT). 

Outros edis que já têm espaço definitivo – os reeleitos e os que negociaram previamente a sucessão dos gabinetes – acolhem os colegas. Na sala da presidência, Márcio Tassi (PTB) temporariamente cedeu espaço ao vice-presidente da Casa, Marcio Patussi, e ao vereador Ernani Laimer (PPS). No térreo, o gabinete de Tassi como vereador (que deve ser mantido, contrariando a previsão de que o presidente ocupasse apenas uma sala) está sendo usado também por Gleison Consalter, o Palhaço Uhu (PT). Os progressistas de uniram: Paulo Pontual recebeu o cômodo ocupado pelo ex-vereador Rafael Bortoluzzi e já abriu espaço ao colega de bancada, Marcos da Silva.

Durante a manhã a confusão era maior, houve quem levasse caixas que não haviam onde ser colocadas. Mas à tarde a maioria já havia arrumado onde se instalar. Quem herdou o lugar ocupado por ex-vereadores, situação mais comum entre companheiros de partido, aproveitou o dia para fazer a faxina no ambiente ou concluir pequenas reformas. O Padre Wilson Lill (PSB) organizou a sala antes ocupada pelo colega de partido, Zé Eurides de Moraes. Já Claudio Solda, o Rufa (PMDB), estreou o mandato com o gabinete, antes ocupado pelo pedetista Luiz Miguel Scheis, recém pintado.

Os novos gabinetes serão sorteados entre os vereadores, mas até a tarde de ontem os futuros ocupantes não tinham notícia de quando isto deve acontecer. O trabalho é grande para o presidente da Casa Marcio Tassi, que passou a tarde em uma sequência de reuniões e teve uma longa conversa com os setor administrativo e a Procuradoria da Câmara.

Gostou? Compartilhe