Westphalen diz que não será um presidente partidário

Seguindo o que determina o acordo de bancadas, o PP passa a comandar a Assembleia Legislativa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen, PP, disse que pretende manter uma relação positiva com os poderes Executivo e Judiciário e que não será um presidente partidário, de oposição ou situação. “Quero ser o elemento de ligação entre os poderes, respeitando as suas prerrogativas, para fazermos um trabalho profícuo para o Estado”, declarou. Westphalen assumiu ontem a presidência da Assembleia Legislativa, substituindo Alexandre Postal, em sessão solene no começo da tarde. 

Entre os presentes, o governador Tarso Genro ratificou a relação harmoniosa que vem sendo mantida entre os poderes. “Essa relação de cooperação entre os poderes, cada um mantendo a sua responsabilidade, a sua autonomia, é fundamental para um estado de civilidade pública elevada como o nosso”, disse Tarso. “Tive um excelente relação com o presidente anterior (Alexandre Postal, do PMDB) e vou continuar tendo uma relação de excelente qualidade com o presidente que assume agora, porque tenho certeza de que são pessoas da mais alta respeitabilidade que querem o bem do Rio Grande, como eu também quero”, disse.

Sobre os principais temas e serem trazidos ao Legislativo neste ano, o chefe do Executivo disse que aqueles mais polêmicos já haviam sido apresentados. “Ele (o futuro presidente) pegará a parte menos tensa”, declarou Tarso. “Tivemos muitas tensões, mas todas solucionadas através da democracia, do diálogo e do voto”, continuou. “Durante os dois primeiros anos, nós fizemos uma profunda renovação no Estado do Rio Grande do Sul, aprovamos 400 projetos aqui na Assembleia, com a participação patriótica de todos os deputados”, disse. “Possivelmente esse cenário não irá se repetir agora. Teremos projetos importantes, fundamentais, mas que serão projetos com menos diferença, menos contenciosos entre governo e oposição”, observou.

Presenças
Prestigiaram a posse ainda lideranças partidárias, presidentes de associações, sindicatos, deputados e ex-deputados. Também presentes o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), representando a Câmara dos Deputados, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Thiago Duarte, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, o procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas, Geraldo Da Camino, entre outras autoridades.

Gostou? Compartilhe