Três projetos desarquivados na primeira sessão

Sessão aconteceu nesta segunda-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Na primeira sessão plenária do ano foram desarquivados três projetos de lei. Um deles, de autoria do vereador do PDT, Sidnei Ávila, determina a leitura de um versículo bíblico na abertura das sessões plenárias. Também na sessão plenária de segunda-feira foram votados três requerimentos, todos do vereador Ávila. Outra matéria resguarda os sábados para os adventistas. Conforme o projeto, seguidores desta religião não precisarão, por exemplo, fazer concursos públicos neste dia. O terceiro e último requerimento constante na ordem do dia se referia ao projeto de lei que institui a Semana de incentivo ao empreendedor individual. De acordo com o parlamentar a semana será comemorada entre os dias 15 e 20 de novembro. Os três requerimentos foram desarquivados e a partir da próxima plenária estarão em discussão na pauta. Em seguida os textos seguem para análise das comissões permanentes.

Mensagens
A Câmara de Vereadores recebeu quatro mensagens do Poder Executivo nesta semana. São vetos do prefeito Luciano Azevedo aos projetos que estabelecem a demarcação de espaços exclusivos para cadeirantes em eventos do município, como a inserção de sistemas de captação e armazenamento de água das chuvas nas novas edificações públicas municipais; a permanência de ambulâncias nos locais de realização de eventos públicos ou com a participação de recursos públicos e, a isenção de pagamento dos veículos estacionados por até 30 minutos em centros comerciais. Agora, os quatro vetos serão apreciados pela Câmara de Vereadores. Se forem derrubados, os textos se tornam lei.

Grande expediente
O vereador Alberi Grando, PDT foi o primeiro a utilizar o espaço do grande expediente das sessões ordinárias. Ele falou sobre saúde pública, resgatando sua vida profissional como médico e como homem público que atuou como secretário municipal da saúde e delegado regional da saúde. Grando resgatou a história da saúde pública e lembrou que a Secretaria Municipal para cuidar da área foi criada em 1985. Conforme ele, a saúde não ia bem e os indicadores apontavam alta mortalidade infantil e baixa expectativa de vida. Também comentou sobre o SUS e fez uma avaliação positiva da saúde, afirmando que muito foi melhorado, como, por exemplo, o fato de hoje a comunidade ter acesso a exames e procedimentos.

Gostou? Compartilhe