O projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que trata sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social entrou na pauta de discussão da Câmara de Vereadores na sessão plenária de segunda-feira (25). O novo conselho tem como objetivo ser um elo permanente entre as demandas da sociedade com o governo municipal.
O conselho deverá ser um espaço estratégico para debater e elaborar programas que irão nortear o desenvolvimento do município. De acordo com o líder de governo, Pedro Daneli (PPS), o Conselhão é formado por pessoas que vão pensar a cidade. “E os assuntos tratados são diversos, mas temos problemas crônicos como questões de trânsito, de saúde e das escolas infantis”, afirma o parlamentar.
Daneli justificou que o novo conselho não vai gerar impacto no orçamento do município, já que seu presidente será o prefeito Luciano Azevedo. O grupo será composto por entidades como a Acisa e representantes da sociedade civil.
Antes de ser apreciado em plenário, o projeto de lei vai passar pela análise das quatro comissões permanentes do Poder Legislativo. O líder de governo acredita que a votação aconteça em breve porque o texto chegou à Câmara em regime de urgência.
Na mesma sessão plenária, o orador do Grande Expediente, vereador Aristeu Dalla Lana (PTB), pediu respeito com o dinheiro público. O petebista afirmou que a primeira obrigação dos vereadores é fiscalizar onde vai o dinheiro público. “Não estou aqui para defender ninguém, mas quero alertar a população de Passo Fundo, não defendo ninguém que não defenda o dinheiro do povo”, revelou Dalla Lana.
Dalla Lana também comentou sobre o projeto de sua autoria que trata das diárias dos parlamentares encaminhado neste mês. O projeto trata da extinção do pagamento de diárias de viagens aos vereadores pelo Poder Legislativo Municipal. “A nossa opinião é a mesma, se o vereador quiser participar de algum evento de seu interesse em outro município, que pague as passagens e hospedagem com seus próprios rendimentos”, declarou o vereador.
Desarquivamentos
Na próxima sessão que acontece nesta quarta-feira (27), haverá pedidos de desarquivamentos de projetos. O primeiro que será desarquivado é de autoria do parlamentar Rui Lorenzato (PT) e diz respeito ao Projeto de Lei que dispõe sobre a realização de pavimentação asfáltica no município de Passo Fundo. Essa proposição solicitava que o município também contemplasse o meio rural e, fosse destinado no mínimo 20% dos projetos de pavimentação ao interior. O segundo desarquivamento trata do Projeto que denomina de Praça Narciso Vieira D’Avila, a praça de lazer do Bairro São Luiz Gonzaga, de autoria do vereador Patric Cavalcanti (DEM).
Tassi avalia sua trajetória política
Há treze anos exercendo papel de vereador, o presidente Márcio Tassi (PTB) protocolou diversos projetos de lei e indicações na Câmara de Vereadores. O petebista contou que sempre observou com muita atenção o que é prioridade para a população. “O papel de um vereador, independente de ideologia partidária, é representar a comunidade sempre em defesa dos seus direitos. É estar atento as demandas, propondo soluções viáveis para resolução do problema”, afirma o vereador.
Um dos projetos mais enfatizados por Tassi é o de implementação do autódromo internacional de Passo Fundo que não foi realizado por entraves burocráticos. O assunto voltará a ser discutido neste ano com a proposta de construção de uma pista para arrancada.
Projetos
- Projeto de lei que instituiu no ano de 2005, a matéria Educação para o Trânsito como complemento às diversas áreas de ensino, atendendo aos temas transversais que constam nos parâmetros curriculares nacionais (PCN).
- Projeto de Lei que obriga nas fachadas externas no nível térreo e nas divisórias internas das agências e nos postos de serviço bancários no mesmo piso, a instalação de vidros laminados resistentes a impactos e a disparos de armas de fogo.
- Criou a Comissão Especial de Apoio à volta de uma Unidade Militar do Exército para o município.
- Tassi regulamentou a instalação de medição individual nas instalações hidráulicas.
- No calendário de eventos do município, o vereador criou o “Dia Municipal do Agente de Trânsito”, a ser comemorado no dia 23 de setembro. Nesse mesmo sentido criou o Dia do Agente de Alimentação.