Vereador propõe Frente Parlamentar da Segurança

Proposta foi protocolada na sessão de ontem da Câmara de Vereadores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Mapa da Violência divulgado recentemente pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), onde Passo Fundo aparece em 8º colocado no Estado em mortes por armas de fogo e está na 246ª posição no ranking nacional, no período de 1980 a 2010, foi um dos motivos que levou  o vereador Márcio Patussi, PDT, a apresentar o projeto de resolução criando a Frente Parlamentar da Segurança Pública.
O objetivo da Frente Parlamentar da Segurança Pública na Câmara é criar um espaço de debates para questões relacionadas à segurança pública, buscando propor e desenvolver estudos e soluções aos problemas de violência que afetam a cidade. Essa Frente será composta por vereadores e organizará debates, simpósios, seminários e outros eventos, pertinentes ao tema. Além de manter diálogo com o setor de segurança do Estado, com a Administração Municipal e entidades não governamentais.

Segundo Patussi, a criação da Frente Parlamentar visa o envolvimento dos vereadores nas questões voltadas à segurança da cidade.  “Como legislador temos que nos preocupar com a área da segurança pública, essa luta é uma luta pela sociedade de bem, em defesa dos pais de família, dos empresários que nesse momento se sentem desprotegidos. O intuito da Frente Parlamentar é o envolvimento do Poder Legislativo em tratativas com instituições e órgãos de segurança pública, buscando alternativas e soluções para diminuir a criminalidade em Passo Fundo”, esclarece o vereador. Patussi citou como exemplo de pautas para discussão as obras da Penitenciária Regional que estão paradas, o déficit de efetivo na Brigada Militar, ampliação de vídeo-monitoramento, entre outras questões.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado revelam, ainda, que houve um crescimento no índice de homicídios em Passo Fundo em 2012 se comparado com o ano anterior, sendo que o número passou de 38 no ano de 2011 para 42 em 2012. Também os furtos cresceram nesse comparativo, em 2011 foram 2.444 ocorrências, em 2012 esse número passou para 2.585 registros.  

Delegacia de Homicídios

O vereador Márcio Patussi esteve última quinta-feira (14), em Porto Alegre, em audiência com o Assessor especial do gabinete de Segurança do Estado, Coronel Nereu Vargas de Castro, onde entregou uma solicitação para instalação da Delegacia especializada em homicídios em Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe